Prefeitura Municipal de Erechim - Israelenses em audiência com o prefeito Eloi Zanella

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1235/israelenses-em-audincia-com-o-prefeito-eloi-zanella

05/12/2007

Israelenses em audiência com o prefeito Eloi Zanella

Israelenses em audiência com o prefeito Eloi Zanella

    Dois representantes da Família Joveleviths estiveram em audiência com o prefeito Eloi Zanella nesta terça-feira (4). Michael e Eilor Joveleviths Gilinski, residentes em Jerusalém, netos do comerciante Abraham Joveleviths, falecido no dia 22 de novembro, aos 93 anos, falaram do amor que o avô tinha por Erechim, cidade que adotou como definitiva morada.  O prefeito disse ter ficado triste com a notícia do falecimento, e mais ainda por não ter participado das honras fúnebres.
    Na avaliação dele, Abraham Joveleviths foi um dos mais importantes líderes da comunidade judaica na história do município. De grande saber , conhecimento e vivência sobre o seu tempo, tinha um olhar crítico do mundo contemporâneo, principalmente das desigualdades e dos conflitos que surgiram em várias regiões da terra, no século 20, resumiu.
    O prefeito aproveitou a oportunidade para lembrar do tempo em que juntamente com a hoje chefe de Gabinete Maria Elisa Zordan Franceschi, tinham como companheira de política estudantil, na década de 1970, em Erechim, a dedicada ativista Neide Joveleviths, mãe dos visitantes.
     Ao final da audiência a chefe de gabinete reuniu folhetos e livros com informações de Erechim para Eilor e Michael levar para Israel. O prefeito fez a entrega de um exemplar do “Álbum Fotográfico da História de Erechim”, editado pela Edelbra. Eilor e Michael visitaram a Praça da Bandeira que etá decorada com motivos natalinos das principais etnias de Erechim. A etnia judaica tem local destinado à celebração da Chanucá - ou Hanucá - “Festa das Luzes”, que começa ao pôr-do-sol do 24º dia do mês judaico de Kislev, se prolonga por oito dias.  A primeira vela acesa na Menorá (candelabro de nove braços) colocada ao lado do chafariz, foi acesa ontem(4). Na primeira noite são acesas duas velas; a do braço central e uma lateral. As velas são acesas uma por noite até completar oito.

Resgate
    Abraham Joveleviths chegou no Brasil na década de 1920, vindo da Lituânia, república báltica, localizada no centro da Europa. Fixou residência no interior de Erechim na localidade de Chalé, em 1927, e logo em seguida se transferiu para a cidade. Juntamente com a esposa Elisa Bromberg Joveleviths, Abraham – ou Abrãozinho, como era também conhecido -, montou a casa de comércio “A Preferível”, localizada no número 396 da av. Maurício Cardoso. Ali construiu o patrimônio para criar e formar os filhos: Neide, Sérgio e Dvora. Foram mais de 50 anos na atividade do comércio. O casal Joveleviths viu a família aumentada para oito netos e onze bisnetos.