https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/13135/descarte-consciente-beneficia-o-meio-ambiente
31/01/2019
Descarte consciente beneficia o meio ambiente
O Município, parceiro através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, juntamente com o Governo do Estado e prefeitura de Getúlio Vargas, destaca o trabalho de descarte consciente através do Banco de Vestuário do Sindivest e APL Polovest Têxtil e do Vestuário do Alto Uruguai, oportunidade em que se transforma desperdício em benefício social e ambiental.
Ação foi divulgada, recentemente, durante prestação de contas, que contou com a presença de entidades e órgãos parceiros, onde colocou-se o fato de que o Banco de Vestuário recebe resíduos não utilizados pelas indústrias de confecções e malharias, realizando o destino correto às entidades sociais, empresas recicladoras e de coprocessamento. Uma iniciativa que tem como objetivo principal diminuir o impacto ambiental decorrente da atividade têxtil.
A atitude vem beneficiar a todos, já que dá o destino correto dos resíduos têxteis, ocorre a eliminação do passivo ambiental, o cumprimento da legislação ambiental, a inclusão social, com capacitação para o trabalho e geração de renda e a qualificação profissional.
Entre os projetos e ações sociais que a ação ajuda a manter estão os cursos e oficinas realizadas de forma permanente em corte e costura, artesanato e patchwork que tem como objetivo beneficiar pessoas em vulnerabilidade social, gerar emprego e renda e qualificar pessoas para o mercado de trabalho.
Os retalhos e sobras dos tecidos são encaminhados a entidades assistenciais, além de associações de apoio à pessoas carentes, que reutilizam estas peças para a confecção de roupas, cobertores e produção de artesanato. Para participar, basta entrar em contato com o Banco de Vestuário através do telefone 99147 2250.