Prefeitura Municipal de Erechim - CGU oferece programa Olho Vivo ao Município de Erechim

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/1337/cgu-oferece-programa-olho-vivo-ao-municpio-de-erechim

28/01/2008

CGU oferece programa Olho Vivo ao Município de Erechim

CGU oferece programa Olho Vivo ao Município de Erechim

CGU oferece programa Olho Vivo ao Município de Erechim
CGU oferece programa Olho Vivo ao Município de Erechim
    As escolas do ensino municipal vão desenvolver um programa com o objetivo de fazer das crianças despertarem desde cedo para a cidadania, como agentes de controle da coisa pública. O Programa “Olho Vivo no Dinheiro Público”,criado pela Controladoria Geral da União em 2004, tem como finalidade incentivar o controle social, fazendo que cada cidadão seja um fiscal das ações governamentais, de forma que possa acompanhar e monitorar a aplicação dos recursos públicos. A mudança da sociedade começa pela Educação, pelo acesso à informação e pela mobilização social.
    A parceria foi encaminhada na quinta-feira com a vinda dos auditores da CGU Luciano Turin e Anemaria Asfman a Erechim. Na audiência com o prefeito Eloi Zanella ficou acertado que a partir da segunda semana de abril será iniciado um projeto piloto. Serão desenvolvidas atividades com alunos, servidores e conselheiros municipais. O programa não terá custos ao município. O auditor destacou que duas questões chamaram atenção dele  para a oferta do programa ao município: o painel eletrônico com a prestação de contas diária do orçamento e o número de troféus de gestor público conquistados pelo governo municipal.  
    Participaram da audiência, a Chefe de Gabinete Maria Elisa Zordan Franceschi, a secretária municipal de Educação Eni Scandolara, Secretária da Fazenda Libera Bresolin, secretário substituto de Administração Juliano Antoni, Coordenador de Recursos Humanos Valdecir Rill, Coordenador do Sistema de Controle Interno Municipal Odacir Raimundi.
  O programa Olho Vivo no Dinheiro Público é constituído de cinco ações, todas complementares entre si: Educação presencial, realizada em caráter de oficina, com os temas sendo trabalhados numa metodologia baseada na educação de adultos, no construtivismo e na educação continuada. Educação a distancia, com o financiamento de cursos, fóruns de debates e vídeos educacionais. Está disponível no site www.cgu.gov.br/olhovivo - o curso de Controle Social, aberto para todos os cidadãos.
    Outra ação do Olho Vivo com o Dinheiro Público trata da elaboração de material didático. A quarta ação é o incentivo para a formação de acervos técnicos, distribuindo pequenas bibliotecas com o objetivo de estimular a formação de acervos legais técnicos nas prefeituras que sejam úteis aos agentes públicos e conselheiros municipais no desempenho de suas funções, e as lideranças e à população em geral no exercício do controle geral.
    Por último, a Controlaria Geral da União pode estabelecer parcerias com instituições que desenvolvam ações no mesmo sentido, como entidades públicas, privadas e não-governamentais. As parcerias podem envolver a produção em conjunto de materiais didáticos, o suporte logístico para a realização de eventos de educação presencial, o desenvolvimento de cursos a distância, participação da Controladoria em eventos de estímulo ao controle promovido pelos parceiros.