Prefeitura Municipal de Erechim - Lixo: De Marchi diz que coleta entra na reta final

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1380/lixo-de-marchi-diz-que-coleta-entra-na-reta-final

19/02/2008

Lixo: De Marchi diz que coleta entra na reta final

Lixo: De Marchi diz que coleta entra na reta final

A coleta seletiva do lixo doméstico entra na fase decisiva de implantação. O processo de adequação das residências teve um grande impulso no mês de janeiro e a logística de recolhimento e seleção junto ao novo aterro sanitário segue o cronograma fixado para o mês de março. O prazo de adequação dos coletores de lixo foi ampliado várias vezes para dar tempo aos proprietários de imóveis, mas chegou a hora da estrutura funcionar. A Lei Municipal que orienta o projeto prevê multa  aos que não instalaram as lixeiras em lugares acessíveis para o recolhimento. O prazo expirou em 31 de janeiro e o setor de fiscalização começa se movimentar nesse sentido. A pressão foi no sentido de criar as condições ideais para a entrada em funcionamento do novo sistema. Ele admite que existem alguns problemas no recolhimento, mas medidas estão sendo tomadas para a devida correção.
O secretário Luiz Felipe De Marchi declarou nesta terça-feira que os moradores que ainda não colocaram as lixeiras padrões nos imóveis não serão autuados sem critérios. Na avaliação dele a população está assimilando a mudança da cultura de recolhimento do lixo e dentro do possível, está se enquadrando aos novos procedimentos. Ele assegura que mais de cinqüenta por cento dos imóveis já está dentro das normas, considerando que as residências dos bairros principalmente, não geram o lixo orgânico para coleta, pois acabam integrando dentro dentro dos lotes.
 E na região central da cidade a maioria dos geradores de lixo doméstico colocou as lixeiras padronizadas nas cores amarelo e marrom como o estabelecido em lei. Esses proprietários precisam ser reconhecidos como parceiros desde o primeiro momento do programa, seguindo os critérios adotados para a implantação do sistema. Os demais improvisaram locais seguindo orientação do próprio governo municipal. O secretário acrescenta que a decisão do prefeito Eloi Zanella de facilitar para aqueles que encontraram dificuldade em se adequar dentro do prazo foi importante porque provocou o impulso que o processo necessitava naquele momento. Com o tempo todos estarão dentro das normas, até porque quem passa nos locais onde existe a padronização nos coletores o cenário é diferente. E qualidade de vida é isso ai, cidade limpa, organizada e moradores conscientes da sua importância na mudança de comportamento do lugar onde vivem, sublinha.

Aterro Sanitário

No que diz respeito às condições para manipulação e separação do lixo no novo aterro sanitário, De Marchi explicou que já foi construído o pavilhão, instalada a balança  de pesagem e os prédios destinados à administração do processo. Está em fase de conclusão o projeto de consolidação dos acessos. A previsão é de que o novo aterro sanitário entre em funcionamento no mês de março.