https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/13907/feira-na-escola-no-colgio-medianeira
07/10/2019
Feira na Escola no Colégio Medianeira
O Colégio Medianeira recebeu, na última sexta-feira, 4, mais uma edição do “Projeto Feira na Escola Incentivando a Alimentação Saudável” da prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal da Agricultura com o apoio do Centro de Apoio a Promoção da Agroecologia (CAPA).
Tendo como público alvo feirantes e alunos do Ensino Fundamental, o projeto desenvolve entre os alunos o conhecimento para incentivar hábitos de alimentação saudável, fomentar o desenvolvimento rural do município e aproximação do produtor rural com o consumidor final no intuito de ampliar a cadeia produtiva e o consumo de alimentos saudáveis.
De acordo com Tobias Biazi, Diretor de Desenvolvimento Rural da Pasta da Agricultura, é indiscutível a importância da alimentação saudável, mas com o atual cotidiano da população se observa a cada dia, principalmente pela população mais jovem, o aumento do consumo de produtos industrializados e ultraprocessados.
“Muitas vezes esse fator se deve a falta de acesso e até o desconhecimento da importância do consumo de alimentos saudáveis para o desenvolvimento do nosso corpo e suas funções vitais”, aponta.
Para o produtor rural a aproximação ao consumidor através da venda direta possibilita o desenvolvimento pessoal e de seus produtos, através da troca de experiências com o consumidor além de ser um ótimo incremento a renda para suas famílias possibilitando a melhoria na qualidade de vida.
Satisfeito com o resultado das feiras que estão ocorrendo no Colégio Medianeira e na Escola São José, Tobias pontua que estão em tratativas finais a realização do projeto no Barão do Rio Branco e URI.
“É com parcerias e ações como esta que estamos proporcionado uma educação alimentar saudável aos estudantes que aprendem, desde cedo, o hábito de consumir frutas e verduras, trocando alimentos industrializados na hora do lanche por alternativas que irão fazer toda a diferença em suas vidas”, destaca o secretário da Agricultura Altemir Barp.