Prefeitura Municipal de Erechim - A Arte de Incluir Pela Cultura
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/1422/a-arte-de-incluir-pela-cultura

06/03/2008

A Arte de Incluir Pela Cultura

A Arte de Incluir Pela Cultura

   O Prefeito em Exercício Luiz Tirello, recepcionou na tarde de ontem(05), no Aeroporto Comandante Kramer, em Erechim, a Secretária daCultura do Estado do Rio Grande do Sul, Mônica Leal. Ela veio aomunicípio apresentar o balanço das atividades da SEDAC em 2007, e asprojeções para este ano. O encontro que contou com a participação derepresentantes das etnias, autoridades e convidados, foi realizado noPólo de Cultura.
   Na oportunidade a Secretária Mônica Leal destacou que a SEDACdesenvolveu um conjunto de ações para reorganizar a pasta, reduzindodespesas, otimizando recursos humanos e definindo a estruturaorganizacional. Também houve uma busca por convênios e parcerias para aexecução dos projetos de cada instituição. “Quando assumi a pastaencontrei a LIC em colapso. Uma das principais conquistas foi areformulação da Lei de Incentivo a Cultura (LIC), que tornou o sistemamais ágil, transparente e desburocratizado. Outra vitória foi aeliminação do passivo deixado pelo governo anterior, que era de R$ 14milhões. Mais uma medida de economia foi a mudança de sede de um prédioalugado para o Centro Administrativo do Estado que está gerando umaeconomia de R$ 500 mil reais ao ano”.
   Mônica Leal salientou ainda que a missão de sua secretaria é levar aocidadão gaúcho o estímulo ao interesse pela cultura como exercício decidadania, inclusão social e responsabilidade social a partir doresgate de sua identidade. “Nossa secretaria é composta de cincodepartamentos, cinco divisões, 24 instituições, dois sistemas e quatrofundações, que trabalham a arte de incluir pela cultura”.
   Após a prestação de contas a secretária recebeu do Prefeito emExercício Luiz Antonio Tirello e do Vice-Presidente da ACCIE  FlávioZanardo, o Livro Fotográfico do Município de Erechim, e foi homenageadacom apresentações solo das etnias Italiana, Alemã, Polonesa, Israelitae do movimento tradicionalista gaúcho.
 A secretária parabenizou o município pela riqueza cultural, pelaacolhida e pela grandiosidade do Pólo de Cultura que reúne asprincipais etnias que colonizaram o município.