Prefeitura Municipal de Erechim - Dengue - Confirmados novos focos do mosquito

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1428/dengue---confirmados-novos-focos-do-mosquito

07/03/2008

Dengue - Confirmados novos focos do mosquito

Dengue - Confirmados novos focos do mosquito

Dengue - Confirmados novos focos do mosquito
Dengue - Confirmados novos focos do mosquito
    Na última semana a equipe da Prefeitura de Erechim responsável pelo combate a Dengue, localizou seis novos focos do mosquito nos bairros José Bonifácio, Bela Vista, Linho e Copas Verdes.
    De acordo com o Coordenador da Vigilância Sanitária Municipal Aldo Diligenti, a população deve redobrar os cuidados, mantendo caixas d’água e cisternas bem fechadas, eliminando os pratinhos de flores e plantas, e não acumulando entulhos, garrafas, pneus e outros objetos que possam acumular água da chuva. No período de 25 de fevereiro a 1º de março foram realizadas 4.940 inspeções nos bairros da cidade, onde foram recolhidos 800 kg de entulhos que acumulam água, e coletados 24 tubitos com larvas de mosquito para análise em laboratório. Neste ano foram localizados até o momento 14 locais com larvas positivas do mosquito da Dengue.
    “A prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação” salienta Diligenti.

Dicas de combate a Dengue

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Entulhos e lixo: Não acumule. Mantenha o quintal sempre limpo.

Piscinas: Trate a água com cloro. Limpe uma vez por semana. Se não for usá-la, cubra bem. Se estiver vazia, coloque 1 kg de sal no ponto mais raso.

Calhas de água da chuva: Verifique se elas não estão entupidas. Remova folhas ou outros materiais que possam impedir o escoamento da água.

Cacos de vidro nos muros: Coloque areia em todos aqueles que possam acumular água.

Pneus velhos: Entregue aos serviços de limpeza urbana. Caso realmente precise mantê-los, guarde-os em local coberto.

Garrafas pet e de vidro: Jogue fora todas as que não for usar.

Ralos de cozinha, de banheiro, de sauna e de ducha: Verifique se há entupimento. Se houver, providencie o imediato desentupimento. Se não tiver utilizando-os, mantenha-os fechados.

Suporte de bombonas de água mineral: Lave-os bem sempre que for trocar os garrafões.

Tonéis e depósitos de água: Lave com bucha e sabão as paredes internas. Tampe com telas aqueles que não tenham própria.

Caixas d´água, cisternas e poços: Mantenha-os bem fechados. Tampe com telas aqueles que não tenham tampa própria.

Pratinhos de vasos de planta ou de xaxins, dentro e fora de casa: Escorra a água. Coloque areia até a borda do pratinho.

Lixeiras dentro e fora de casa: Feche bem o saco plástico e mantenha a lixeira tampada.

Vasilhame para água de animais domésticos: Lave com bucha e sabão em água corrente, pelo menos uma vez por semana.