https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/14988/erechim-realiza-aplicao-de-2-dose-da-vacina-coronavac-para-idosos-e-trabalhadores-de-sade
04/03/2021
Erechim realiza aplicação de 2ª dose da vacina Coronavac para idosos e trabalhadores de saúde
Na manhã desta quinta-feira (4) a região da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) recebeu, no Aeroporto Comandante Kraemer, 3.690 doses da vacina Coronavac, contra a Covid-19, para aplicação da segunda dose em trabalhadores de saúde e idosos, que já receberam a primeira dose do imunizante. O esquema vacinal da Coronavac prevê intervalo entre 14 e 28 dias entre as duas imunizações.
Para Erechim ficaram 1.400 doses da Coronavac para aplicação da segunda dose nos trabalhadores de saúde e idosos que já receberam a primeira dose deste imunizante específico. O município ainda tem devidamente armazenadas 590 vacinas da segunda dose.
A aplicação inicia no sábado (6) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Erechim, que estarão abertas das 7h30 às 17h, sem fechar ao meio-dia com atendimento exclusivo para a vacinação da segunda dose da Coronavac. A expectativa é imunizar com a segunda dose neste sábado 1.590 idosos e trabalhadores de saúde que deverão levar consigo a carteira de vacinação contendo a 1ª dose. A apresentação de carteira de vacinação e documento de identidade é obrigatória.
Cuidados devem ser mantidos
Até quarta-feira (3), Erechim havia vacinado 5.584 pessoas do grupo prioritário com uma dose da vacina que previne a Covid-19. Embora isso seja uma boa notícia, os cuidados com o coronavírus não devem ser ignorados mesmo por quem vai completar o ciclo de imunização. De acordo com os estudos realizados sobre a viabilidade das vacinas contra a doença, a imunização ao vírus estará completa em cerca de 15 dias após a administração da segunda dose.
Máscara, higiene e distanciamento são fundamentais
O uso de máscara de proteção, higiene constante das mãos e manutenção do isolamento social, especialmente evitando-se aglomerações, continuam sendo fortes aliados no combate à Covid-19, uma vez que ainda não é possível promover a vacinação em massa em Erechim, em função do baixo quantitativo de doses de vacina recebido até o momento.