https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15597/equipe-do-cadnico-conhece-projeto-realizado-no-presdio-estadual-de-erechim
03/09/2021
Equipe do CadÚnico conhece projeto realizado no Presídio Estadual de Erechim
A equipe do Cadastro Único (CadÚnico) da Secretaria de Assistência Social realizou na última quarta-feira (1), uma visita institucional ao Presídio Estadual de Erechim. O objetivo do encontro foi conhecer o projeto ‘Arte Pela Liberdade’, em busca de ampliar as ações do setor, alternativas inovadoras e sustentáveis na oferta de trabalho e renda para a população em situação de vulnerabilidade inseridas no CadÚnico.
O projeto ‘Arte Pela Liberdade’ tem como objetivo a utilização de materiais recicláveis para a confecção de bolsas artesanais, as conhecidas Ecobags. As sacolas retornáveis são utilizadas para substituir o uso de sacolas plásticas em feiras, supermercados, entre outros. As bolsas são costuradas a mão e com manuseio de máquinas de costura, a partir de lonas de pôsteres e banners acadêmicos e comerciais sem mais utilidade e matéria-prima doada pela comunidade. O projeto, aliando sustentabilidade, trabalho prisional, ressocialização e formação profissional, busca, principalmente, a oferta de possibilidades para quem hoje cumpre pena e vislumbra a liberdade e novas perspectivas de vida.
As bolsas estão sendo vendidas na região, gerando fonte de renda para a manutenção e ampliação do projeto, bem como para as mulheres em cumprimento de pena e familiares.
Conforme explica a secretária de Assistência Social, Clarice Moraes, as visitas as entidades e espaços que desenvolvem trabalhos sociais, são fundamentais para a comunhão entre Esfera Pública e as ONGS. “Nós temos como meta estar sempre próximos e afinados, fortalecendo o trabalho desenvolvido em especial os que promovam sociabilidade aliado a sustentabilidade. Nossa equipe conheceu o projeto realizado no presídio, também a fim de valorizar, divulgar e motivar as doações de matéria prima para a confecção das Ecobags. Parabéns aos idealizadores pelo olhar atento em prol dos apenados e do meio ambiente”, pontua.