https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1613/secretaria-municipal-de-educao-promove-atualizao-de-professores
07/05/2008
Secretaria Municipal de Educação promove atualização de professores
Secretaria Municipal de Educação promove atualização de professores
Alunos agitados ou desatentos sempre causam preocupao. Antes de atribuir a eles algum tipo de perturbao, contudo, preciso observ-los atentamente. Existe hoje uma tendncia pelo diagnstico de Transtorno de Dficit de Ateno. O distrbio de dficit de ateno pode ou no ser acompanhado de hiperatividade (TDA/H). Mas nem sempre o comportamento que destaca o aluno do grupo esta relacionado ao distrbio. H uma srie de componentes sociais que tambm levam a criana a manifestar-se de modo no-convencional. Por isso, informar-se sobre o assunto e conversar com os pais so os primeiros passos na busca de um encaminhamento para a questo.
O transtorno pode se manifestar de duas maneiras. Uma delas, mais freqente nas meninas, se caracteriza pela desateno. O outro tipo, que acomete mais os meninos, se caracteriza por hiperatividade ou impulsividade. no ambiente escolar que tal comportamento costuma ser notado, mas, no com o ingresso da criana na escola que esse comportamento surge, pois o mesmo acompanha a criana desde o nascimento.
A desateno e a falta de autocontrole colocam a criana em um grande risco para as dificuldades escolares em termos de desempenho acadmico e interaes com adultos e demais pessoas.
Assim, para melhorar a qualidade de vida e garantir um aproveitamento escolar satisfatrio para uma criana com TDA/H, a escola e a famlia precisam estabelecer uma estreita relao.
O conhecimento sobre o TDA/H o passo inicial para ajudar a criana em seu processo educacional. Quanto mais informado o professor estiver a respeito do TDA/H, suas implicaes e formas de manejo, maior a chance da criana obter um bom desempenho escolar. Alm da importncia do estilo de interao que o professor estabelece com a criana e/ou adolescente, essencial que adote uma abordagem sobre o processo educacional, troque informaes ou conhea diferentes formas de atuao e/ou experincia desenvolvida por outros professores e se recicle, profissionalmente, constantemente.
Visando possibilitar este espao, os coordenadores pedaggicos e os professores que compem a equipe de apoio ao processo ensino-aprendizagem das Escolas Municipais, participaram no ms de abril, de uma atualizao ministrada pelas psiclogas Raquel Zamboni e Susana Cludia Zakrzevski, que abordaram a temtica do TDA/H.
O transtorno pode se manifestar de duas maneiras. Uma delas, mais freqente nas meninas, se caracteriza pela desateno. O outro tipo, que acomete mais os meninos, se caracteriza por hiperatividade ou impulsividade. no ambiente escolar que tal comportamento costuma ser notado, mas, no com o ingresso da criana na escola que esse comportamento surge, pois o mesmo acompanha a criana desde o nascimento.
A desateno e a falta de autocontrole colocam a criana em um grande risco para as dificuldades escolares em termos de desempenho acadmico e interaes com adultos e demais pessoas.
Assim, para melhorar a qualidade de vida e garantir um aproveitamento escolar satisfatrio para uma criana com TDA/H, a escola e a famlia precisam estabelecer uma estreita relao.
O conhecimento sobre o TDA/H o passo inicial para ajudar a criana em seu processo educacional. Quanto mais informado o professor estiver a respeito do TDA/H, suas implicaes e formas de manejo, maior a chance da criana obter um bom desempenho escolar. Alm da importncia do estilo de interao que o professor estabelece com a criana e/ou adolescente, essencial que adote uma abordagem sobre o processo educacional, troque informaes ou conhea diferentes formas de atuao e/ou experincia desenvolvida por outros professores e se recicle, profissionalmente, constantemente.
Visando possibilitar este espao, os coordenadores pedaggicos e os professores que compem a equipe de apoio ao processo ensino-aprendizagem das Escolas Municipais, participaram no ms de abril, de uma atualizao ministrada pelas psiclogas Raquel Zamboni e Susana Cludia Zakrzevski, que abordaram a temtica do TDA/H.