https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16191/sade-mental--tema-de-conferncia-em-erechim
18/02/2022
Saúde Mental é tema de conferência em Erechim
A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizaram na sexta-feira (18), a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, com o tema: “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
Estiveram presentes na solenidade de abertura, o vice-prefeito, Flávio Tirello; o presidente da Câmara de Vereadores, Ale Dal Zotto; a secretária de Saúde, Eclesan Palhão; o coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mário Ceron; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Márcio Pires; a diretora Municipal de Saúde Mental, Juliana De Boni Conci, demais autoridades, vereadores e usuário do SUS.
A atividade foi realizada em formato hibrido, pois reuniu autoridades e conselheiros no plenário da Câmara de Vereadores e foi transmitida ao vivo para população através do canal do Youtube da TV Câmara Erechim.
O destaque da conferência foi a palestra com o psicólogo Diogo de Oliveira Boccardi com o tema “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
Também, para fortalecer a importância da arte nas questões de saúde mental, a atividade contou com a apresentação artística do Grupo de Percussão do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Os Girassóis.
Para o vice-prefeito, Flávio Tirello, é imprescindível trazer para o debate questões relacionadas à saúde mental, para o melhor atendimento aos usuários e fortalecimento de políticas públicas em relação a essa temática.
“Somos sabedores do excelente trabalho das equipes da Secretaria de Saúde voltados à saúde mental para os usuários do SUS. Estamos aqui reiterando o nosso compromisso com a saúde do município. Nessa perspectiva, é vista a necessidade do desenvolvimento de campanhas, como o Janeiro Branco, para combater tabus, mudar paradigmas, orientar os indivíduos e nos inspirar a desenvolver novos meios de facilitação do acesso dos cidadãos ao cuidado mental”, destaca o vice-prefeito.