https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16308/ager-abertura-de-novas-linhas-de-transporte-coletivo-ocorre-conforme-estudos
18/03/2022
AGER: abertura de novas linhas de transporte coletivo ocorre conforme estudos
O transporte público do país está passando por transformações e em Erechim a situação não é diferente. Essas mudanças foram aceleradas com os efeitos da pandemia de covid-19, nos últimos dois anos, que reduziu drasticamente o número de passageiros e, consequentemente, a receita das empresas e a estruturação desse serviço essencial à população.
Conforme a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim (AGER), no mês de fevereiro, foram incluídas 5 novas linhas de transporte coletivo no município que atendem diversos bairros. “No entanto, a questão dos horários continua sendo uma situação complicada, pois antigamente a empresa tinha ônibus de 15 em 15 minutos”, afirma o diretor administrativo-financeiro da AGER, Edgar Radeski.
Contudo, explica Edgar Radeski, essa lógica mudou com a pandemia, a concorrência dos aplicativos de transporte e a busca por outras formas de mobilidade. “Hoje, a realidade com a pandemia é diferente, temos linhas de ônibus à tarde, porém, pelas estatísticas observamos que são muito poucos os passageiros que utilizam estes horários”, observa.
Ele comenta que nos momentos com maior fluxo de passageiros, no início da manhã, ao meio-dia e no fim da tarde, tem vários ônibus rodando. “Porém, fora desses horários de pico temos casos de viagens sem nenhum passageiro. Então, acreditamos que as estatísticas não mentem, e conforme surge a demanda nós colocamos novas linhas em operação”, ressalta.
O diretor administrativo-financeiro da AGER, explica que no caso dos bairros que não têm ônibus muitos não são por culpa da empresa, a exemplo do bairro Dona Sandra que não tem acesso para ônibus e o bairro Liberdade que não existe ligação com o bairro Poltronieri.
Novas linhas
Edgar Radeski comenta que as novas rotas envolvem as linhas 35 e 36, que atendem vários bairros e as linhas 37, 38 e 39 que fazem o trajeto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
As linhas 35 e 36 passam pelo Loteamento Poletto, Bairro Progresso, Três Vendas, Paiol Grande, Loteamento Cinco, Jabuticabal, Bairro Zimmer, Copas Verdes, Novo Horizonte, Linho, Aeroporto, Vitória 1, Vitória 2, C. Arioli, Bairro Koller, Três Vendas, Presidente Vargas, Agrícola 2, Loteamento Cotrel, Atlântico, Maria Clara, Poltronieri e Parque Redenção.