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24/05/2022
Comitê de Desburocratização avalia projetos de transformação digital dos serviços públicos
A transformação digital dos serviços públicos é um dos maiores desafios da administração pública porque envolve a mudança de cultura e comportamento das pessoas, disse o presidente do comitê Edgar Marmentini
O Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização de Erechim se reuniu, na manhã de hoje (24), no Salão Nobre da Prefeitura para avaliar o andamento do projeto de transformação digital dos serviços públicos. Semanalmente, os integrantes se encontram para pontuar os passos do trabalho desenvolvido, propor novas ações e verificar as etapas já realizadas.
Estavam presentes na reunião, o coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização e secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, e os representantes das secretarias de Planejamento, Vani Scariot; Meio Ambiente, Ariane Pasuch; Desenvolvimento Econômico, Tiago Lando; Administração, André Luiz Daló Rosa; Saúde, Ana Paula Fagundes da Silva; e Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Júlio Cesar Santolin.
Atualizações internas
Na ocasião, eles lembraram que a Prefeitura de Erechim já está trabalhando, internamente, nesta mudança e que os gestores e servidores participaram, no mês de março, de treinamento para se atualizar sobre o funcionamento do Sistema de Administração de Pessoal na empresa System Software de Gestão. Além disso, no mês de abril, a diretoria do Departamento de Tecnologia e Informação (DTI), também realizou treinamentos com a participação de 265 servidores sobre o funcionamento dos processos digitais.
Transformação simultânea
A proposta é reduzir cada vez mais a utilização do papel, tanto para as solicitações de serviços externos quanto os processos internos da administração municipal, trabalhando simultaneamente as duas pontas. Os integrantes do Comitê de Desburocratização afirmam, por exemplo, que é preciso mudar a prestação de contas das diárias que hoje é feita em papel, com carimbo, impressão, cola e demanda muito tempo dos servidores. “Vamos propor ao setor de Recursos Humanos que ela seja via SAPI”, comentam.
Meta da administração
A digitalização dos serviços e processos públicos é uma das metas da administração municipal que já está sendo implantada. O Comitê de Desburocratização citou o exemplo da Secretaria de Meio Ambiente que, praticamente, tem 100% dos serviços solicitados via internet e com resultados satisfatórios. Outro projeto com grande impacto que está em execução e avaliação, é o pagamento digital do IPTU, que a partir deste ano não tem mais impressão de carnês.
Grande desafio
O coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização e secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, afirma que esta transformação digital dos serviços públicos é um dos maiores desafios da administração pública, porque envolve a quase totalidade dos 2,9 mil servidores públicos e a relação com toda a população, e, também, o que é fundamental para que isso ocorra, a mudança de cultura e comportamento das pessoas.
O coordenador do Comitê de Desburocratização ressalta que este é um momento de transição e transformação da administração pública, com alteração dos métodos de trabalho. Na avaliação de Marmentini, a mudança para os serviços on-line está sendo gradual e vai exigir a compreensão e colaboração de toda a população. “Esta transformação digital é necessária para que o serviço público seja mais ágil e eficiente no atendimento à população”, destaca.