https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16902/estudantes-das-escolas-municipais-participam-do-projeto-rge-nas-escolas-cincia-e-tecnologia
11/08/2022
Estudantes das Escolas Municipais participam do projeto RGE nas Escolas: ciência e tecnologia
Museu Itinerante da PUCRS fica nesta quinta e sexta-feira em Erechim.
Cerca de 600 estudantes do Ensino Fundamental 2, do Sistema Municipal de Ensino estão tendo uma experiência diferente nesta quinta (11) e sexta-feira (12), através de um projeto da Rio Grande Energia, chamado RGE nas Escolas.
O programa apoia e promove o acesso à ciência e a tecnologia, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
A professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê, Daniele Pagliosa, comentou a importância da experiência para os estudantes. “Nós que somos uma escola que fica no meio rural, é uma experiência maravilhosa para os estudantes conhecerem outros ambientes, outras experiências. A mostra está sendo muito importante pra uma vivência diferenciada, abrir os olhos dos estudantes para outras possibilidades, como podemos ver aqui com muita tecnologia envolvida”, explica a professora.
O Programa Museu Itinerante (Promusit), criado em 2001, como um braço itinerante do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS está no Polo de Cultura da ACCIE, com 16 experimentos interativos que compõe uma síntese de diversas áreas das ciências.
A estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa, Ana Carolina, de 14 anos, participou do Giroscópio Humano, uma experiência de corrida espacial e adorou o aprendizado. “Tive um pouco de medo, mas é bem legal. Aqui tem muitas coisas novas, como aquele braço de alavanca que é um experimento de força e movimento”, comenta.
A secretária de Educação de Erechim, Verenice Lipsch, destaca que os aprendizados nessas experiências imersivas são muito importantes para os estudantes. “A possibilidade de ter experimentos de uma das grandes universidades do nosso Estado ao alcance dos nossos jovens estudantes é muito importante porque eles já estão em uma fase de pensar no futuro, descobrir as possibilidades que estão aí através da ciência e tecnologia”, pontua a secretária.