Prefeitura Municipal de Erechim - Estudantes do CEJA participam de formação sobre eleições e voto consciente

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17024/estudantes-do-ceja-participam-de-formao-sobre-eleies-e-voto-consciente

14/09/2022

Estudantes do CEJA participam de formação sobre eleições e voto consciente

Nesta semana, os estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) participaram de um momento de formação sobre eleições e voto consciente. A atividade foi conduzida pelo chefe de Cartório da 20ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Sul, Mateus Campos Felipe. A atividade fez um resgate histórico das eleições no Brasil e no mundo, com destaque na importância e na necessidade do voto consciente para o desenvolvimento eficaz de uma sociedade. Além disso, o responsável pelo Cartório Eleitoral explicou o processo das eleições e a segurança das urnas eletrônicas.

 

A professora Claudia Smuk da Rocha destacou que a formação vai a encontro dos temas de sala de aula. “Eleições e voto consciente foi um importante ponto de partida para os professores da Área de Ciências Humanas aprofundarem os estudos sobre os temas da democracia e cidadania, da história do voto no Brasil e da função de cada um dos poderes da União, seja Executivo, Legislativo e Judiciário”, comenta a professora.

 

Os estudantes demonstraram interesse na temática e tiraram suas dúvidas, como a estudante da turma do Módulo IV A, Ionara Antunes. “Eu achei muito importante a palestra porque esclareceu muitas dúvidas e nos orientou quanto a importância do nosso voto. Na ocasião conhecemos a urna eletrônica e participamos de uma votação simulada. A experiência foi muito legal”, explicou a estudante.

 

A professora Claudia, ainda destacou a atividade como motivadora para o exercício de um direito muito importante de uma sociedade democrática. “A experiência vivida pelos estudantes na palestra foi muito significativa, principalmente pela oportunidade que tiveram de simular o voto em uma urna eletrônica, sendo que a maioria deles nunca havia votado antes. Assim, os estudantes foram estimulados a valorizar o voto como instrumento que permite exercer a cidadania”, finaliza a professora.