https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17085/feira-do-livro-neivo-zago-ser-o-patrono-e-ermindo-silva-o-homenageado
29/09/2022
Feira do Livro: Neivo Zago será o patrono e Ermindo Silva o homenageado
Na manhã desta quinta-feira (29), no Centro Cultural 25 de Julho, foram apresentados o patrono e o homenageado da Feira do Livro de Erechim 2022, que na sua 23ª edição vai integrar a Cidade da Cultura da Frinape 2022.
Na presença do vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Ale Dal Zotto, da secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, da presidente da Academia Erechinense de Letras, Elcemina Lucia Balvedi Pagliosa, além de outras autoridades, comunidade e imprensa.
Com o tema “Viva o seu tempo!”, depois de uma edição em formato hibrido, no ano passado, a Feira do Livro volta neste ano, a ter atividades presenciais. A secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, destacou a integração coma Frinape 2022. “A Frinape vai trazer muitos visitantes pra nossa cidade que poderão entrar no universos da literatura e da cultura, com a volta do o olho no olho e a troca inestimável que é a atmosfera de uma Feira do Livro”, destacou a secretária.
Ermindo Silva, o homenageado desta edição tem 90 anos e lembrou de um poema. Ele foi aplaudido em pé pelos presentes. Já o patrono da Feira do Livro será Neivo Zago, que chorou em seu discurso com a emoção da honraria. Os dois foram indicados por ex-patronos da Feira do Livro, com chancela da Academia Erechinense de Letras e do Poder Público, como forma de enaltecer a contribuição deles para a literatura e a cultura erechinense.
O vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, comentou da importância da formação de leitores. “A Feira do Livro nos leva para a imaginação, o conhecimento e toda cultura que um livro pode oferecer. É importante, fortalecendo o papel de formação e difusão da leitura”, finaliza o vice-prefeito.
A 23ª Feira do Livro de Erechim, acontecerá junto a Cidade da Cultura da Frinape 2022, entre os dias 12 a 20 de novembro, no Polo de Cultura da ACCIE. A estrutura vai contar com livreiros e livrarias, além de inúmeros lançamentos e pré-lançamentos de livros de autores da cidade e da região.