https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17110/digitalizao-dos-servios-pblicos-avana-e-se-estrutura-para-trabalhar-com-rea-da-sade
05/10/2022
Digitalização dos serviços públicos avança e se estrutura para trabalhar com área da saúde
“A implantação do Módulo Saúde será mais um grande passo, porque envolve uma base gigantesca de dados, área altamente complexa, com milhares de atendimentos por dia”, afirma secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini
Os integrantes doComitê Permanente de Simplificação e Desburocratização da Prefeitura de Erechim se reuniram, no Salão Nobre, na manhã desta terça-feira (4), para avaliar o andamento do processo de transformação digital, nas 12 secretarias da administração pública municipal, bem como, identificar e resolver os obstáculos, propondo soluções. Pelo terceiro mês consecutivo, a abertura de processos digitais supera os físicos.
Projeto-piloto da Saúde
O secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, afirma que o próximo grande passo será a implantação do Módulo Saúde, que envolve uma base gigantesca de dados, área altamente complexa, com milhares de atendimentos por dia. “Vamos iniciar com um projeto-piloto, para testar, avaliar, analisar, qualificar os servidores, e depois implantar definitivamente nas 14 UBS do município e na Unidade Municipal em Referência em Saúde (antiga UPA)”, afirma.
“A transformação digital dos serviços públicos de Erechim veio para fazer a diferença na vida das pessoas. Mas o processo é muito complexo, exige mudança de cultura, comportamento. O servidor e a população precisam se reinventar. Contudo, na ponta, os resultados estão aí, mais agilidade e eficiência dos serviços públicos”, ressalta o secretário ecoordenador, Edgar Marmentini.
Segundo Camila Kostaneski, da Secretaria de Saúde, a digitalização já está em curso na secretaria com os treinamentos dos servidores públicos. No mês de setembro, foram duas qualificações com as equipes de saúde. “As capacitações envolveram o preenchimento de cadastro e uso da assinatura digital e outra o sistema de protocolo eletrônico”, disse.
Na era digital
Odiretor do gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, disse que nos meses de julho, agosto e setembro,a prefeitura atingiu o maior índice de digitalização, com 73,95% dos processos digitais e 26,05% físicos. “A abertura de processos digitais, nos nove meses deste ano, já é maior do que os físicos, foram 10451 processos digitais e 10152 físicos”, comenta.
O representante da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Júlio Cesar Santolin, destacou que 50% dos serviços realizados pela secretaria já estão digitalizados e podem ser acessados de maneira on-line.
Estavam presentes também na reunião, os representantes das secretarias de Planejamento, Vani Scariot; Meio Ambiente, Ariane Pasuch; Desenvolvimento Econômico, Tiago Lando; Saúde, Ana Paula Fagundes da Silva; Fazenda, Itamar Dall Alba; e, Educação, Alaercio Lina dos Santos.
A transformação digital envolve as atuais 12 secretarias do município e os cerca de 2,9 mil servidores públicos e faz parte do programa municipal Investe + Erechim, que tem como meta atingir R$ 1 bilhão em investimentos públicos e privados.