Prefeitura Municipal de Erechim - Informações sobre programa ‘Escritura na mão’ serão repassadas pela Secretaria de Planejamento

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17399/informaes-sobre-programa-escritura-na-mo-sero-repassadas-pela-secretaria-de-planejamento

08/12/2022

Informações sobre programa ‘Escritura na mão’ serão repassadas pela Secretaria de Planejamento

Informações sobre programa ‘Escritura na mão’ serão repassadas pela Secretaria de Planejamento
Informações sobre programa ‘Escritura na mão’ serão repassadas pela Secretaria de Planejamento

Tudo ainda está sendo estruturado, mas para o munícipe ter uma referência ele pode vir até a Secretaria de Planejamento (atrás da prefeitura) ou pode ligar para o número 3520-7000 (ramal 8911)”, afirma a secretária adjunta, Aline Prichua


O programa municipal ‘Escritura na mão’, iniciativa da Prefeitura de Erechim, vai auxiliar a população a fazer a Regularização Fundiária (REURB) de 980 áreas ocupadas em situação irregular no município. Nesta primeira etapa, serão beneficiados 17 bairros de Erechim e cerca de mil famílias.

Secretaria de Planejamento

A secretária adjunta de Planejamento, Aline Prichua, que irá coordenar todo este enorme trabalho extremamente complexo, afirma que o ponto de partida para quem busca informações sobre o programa municipal ‘Escritura na Mão’ é a Secretaria de Planejamento.

Tudo ainda está sendo estruturado, mas para o munícipe ter uma referência ele pode vir até a Secretaria de Planejamento (atrás da prefeitura) ou pode ligar para o número 3520-7000 (ramal 8911) e pedir informações sobre o programa ‘Escritura na mão’”, comenta.

Capacitação servidores

A secretária adjunta, Aline Prichua, afirma que se está no início do processo de regularização fundiária realizando a capacitação, que termina hoje (8), dos servidores das secretarias de Gestão e Governança, Planejamento, Meio Ambiente, Fazenda, Assistência Social, Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Procuradoria, Defensoria Pública, e representantes da Câmara de Vereadores, que tem papel importante em levar as informações à comunidade e fiscalizar o trabalho do Executivo.

A Defensoria Pública também pode auxiliar na difusão das informações e na garantia da dignidade e moradia dos cidadãos. O programa vai exigir muito trabalho administrativo, levantamento minucioso de dados e informações de cada caso”, afirma ela.

Aline explica que, para se ter uma ideia, o processo se dará em quatro etapas, a primeira, será a verificação dos documentos, a segunda o cálculo dos valores a serem pagos para o município, a terceira a certidão de registro fundiário e, a última, o registro do imóvel.

Valorização do imóvel

Conforme o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, depois de concluída a regularização do imóvel ele terá uma valorização estimada em 50% no valor. “Além disso, depois de estar tudo legalizado, o município vai poder fazer melhorias nas ruas, naquela localidade. A regularização traz benefícios tanto para as famílias como, também, para a municipalidade”, comenta.

O secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, ressalta que o programa ‘Escritura na mão’ vai regularizar assentamentos humanos clandestinos ou irregulares, ocupações ordenadas ou desordenadas, como, por exemplo, posses, condomínios, loteamentos e incorporações ilegais, situados em núcleos informais com o uso e características urbanas, mesmo que situados em zonas rurais comprovadamente existentes até 22/12/2016 regrados pela Lei Federal 13.465/2017 e a Lei municipal 7 084/22.

Primeira etapa - 17 bairros

Nesta primeira etapa, o projeto tem como objetivo fazer a regularização dos imóveis localizados nos bairros Petit Vilage, Cristo Rei, Progresso, São Vicente de Paula, Vila das Flores/Morro das Flores, Loteamento Dona Elida, Bairro Jabuticabal, Loteamento Primavera, Bairro Cerâmica, Florestinha, Santa Catarina, Bela Vista, Aeroporto, Frinape, São Cristóvão, Presidente Vargas e Parque Lívia.