https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17604/ndice-de-satisfao-com-novo-transporte-da-sade-ultrapassa-90
10/02/2023
Índice de satisfação com novo transporte da saúde ultrapassa 90%
A Prefeitura realizou mudanças no transporte de pacientes com deslocamento para fora do município com o objetivo de melhorar e dar mais conforto e agilidade a esses usuários
A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde dá mais um passo na otimização dos serviços, realizando mudanças no transporte de pacientes com deslocamento para fora do município com o objetivo de melhorar e dar mais conforto e agilidade a esses usuários.
Como era o serviço de transporte
Antes os pacientes que tinham consulta marcada em Porto Alegre realizavam os seus procedimentos de consultas e exames e muitos tinham que pernoitar até duas noites aguardando o dia da sua consulta, pois um município do tamanho de Erechim com mais de 100 mil habitantes não tinha condições de ofertar transporte no mesmo dia com a frota que a Secretaria de Saúde tem.
Vale ressaltar que no início de 2021, foi suprimido da frota da Saúde 11 veículos, sendo que oito foram transferidos para outras secretarias e três foram a leilão, por não possuírem mais condições de uso em viagens. Por isso a Secretaria de Saúde adquiriu mais cinco veículos Onix zero quilômetro que são utilizados para o atendimento das demandas da Secretaria e das Estratégias de Saúde além de três vans, mas que esse número ainda não era suficiente para fazer o transporte de pacientes para fora do município, fazendo com que os pacientes fiquem aguardando por hora o retorno.
Como está o novo serviço de transporte
Desde início da gestão ano passado, o diretor de Serviços e Ações, Marcelo Pedroso recebeu da secretária de Saúde, Éclesan Palhão a incumbência de melhorar esse serviço para população.
Pedroso explica que a logística do sistema de transporte via passagem adquirida agiliza o transporte gerando conforto para os pacientes. “Hoje o paciente se desloca para Porto Alegre ou Passo Fundo e retorna no mesmo dia com o primeiro horário de ônibus disponível, sem custo algum recebendo passagem de ida e volta conforme o horário da consulta”, ressalta.
Muitas vezes a Casa de Apoio em Porto Alegre lotava causando desconforto para quem precisava. A Casa de Apoio atualmente segue funcionando para os pacientes pós-cirúrgicos que necessitam aguardar a revisão e nos casos de necessidade médica na Capital Gaúcha.
A secretária de Saúde, Éclesan Palhão destaca que fazer gestão dos recursos públicos com otimização é uma das prioridades da Secretaria de Saúde sendo que o transporte para Porto Alegre ficou com 36% com custo menor e de Passo Fundo 40% com custo menor. “Estamos reavaliando todos os custos em todos os setores, pois essas reduções em orçamentos operacionais permitirá novos investimentos na saúde erechinense”, frisa a titular da pasta.
Para o prefeito em exercício, Flávio Tirello, a melhoria constante nos atendimentos prestados à saúde pública de Erechim é meta da Prefeitura de Erechim. “Estamos sempre, junto com os nossos secretários de Governo, buscando a melhoria contínua em todas as pastas competentes. Termos conseguido implantar esse novo modelo de transporte é garantir mais conforto, segurança e qualidade no deslocamento para tratamentos fora do domicílio. Ainda, podermos reduzir os custos da máquina pública prestando melhores serviços é nosso mote principal. Além disso, termos um índice de satisfação com esse novo modelo em mais de 90% mostra que estamos no caminho certo”, enfatiza Flávio Tirello.
Novo sistema de transporte aprovado pelos usuários
A Ouvidoria Municipal realizou pesquisa de satisfação com os pacientes que utilizam o transporte. “Pedimos para que a Ouvidoria ligasse para esses pacientes que fazem as viagens para fora do município, e o índice de satisfação ultrapassa os 90%. Na Saúde há modelos de gestão que são feitos da mesma forma há mais de 30 anos, sendo que o serviço mudou, e as ofertas dos grandes centros também. Ficamos felizes em fornecer um atendimento equilibrado e confortável aos nossos munícipes”, destaca Éclesan Pallhão.
A pesquisa de satisfação ressalta ainda que 100% dos pacientes que vão para Passo Fundo aprovaram o novo serviço, pois antes os mesmos saiam de Erechim às 6h da manhã e aguardavam o último paciente que acabava sua consulta somente às 18h.
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