Prefeitura Municipal de Erechim - Infra-Estrutura Urbana - Erechim, uma cidade planejada

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27/06/2008

Infra-Estrutura Urbana - Erechim, uma cidade planejada

Infra-Estrutura Urbana - Erechim, uma cidade planejada

Infra-Estrutura Urbana - Erechim, uma cidade planejada
    Erechim vem se desenvolvendo, ao longo dos seus quase 100 anos de vida, através de um planejamento integrado de uso do espaço urbano fisicamente organizado e ambientalmente equilibrado. Esta política de compartilhamento de espaços públicos e de mobilidade urbana está resultando em uma cidade mais humana, mais agradável e com mais qualidade de vida.

Revitalização do Centro
    Construir uma cidade mais humana, mais bonita e com mais qualidade de vida para todos, requer ações efetivas do poder público municipal e a compreensão da população. A implantação do programa de revitalização da área central às condições adequadas de urbanismo, de uso dos espaços públicos e de mobilidade, foi necessária e correspondeu ao interesse da população de modo geral. O estacionamento rotativo pago Área Azul delimitou 1.200 espaços para veículos no Anel Central. Através de licitação, uma cooperativa foi contratada para gestão do programa. A Área Azul estabeleceu normas de estacionamento a um custo mínimo para o usuário e abriu um mercado de trabalho para dezenas de jovens. A urbanização da rótula da Rua Aratiba será implantada na Av. Pedro Pinto de Souza com Rua Silveira Martins e Av. 15 de Novembro com Rua São Paulo.

Rótulas facilitam a mobilidade urbana
    A implantação de rótulas nas ruas da cidade teve início em 2002: Av. Pedro Pinto de Souza com Ruas São Paulo, Itararé e Silveira Martins; Av. Pedro Pinto de Souza com Ruas Floriano Peixoto e Princesa Isabel; Ruas Santos Dumont, José do Patrocínio e Davi Pinto de Souza com Av. Pedro Pinto de Souza, no Bairro São Cristóvão; Av. 15 de Novembro com ruas Pedro Álvares Cabral e São Paulo; Av. 15 de Novembro com Ruas Pernambuco e Henrique Dias; Av. Presidente Vargas com as ruas Aratiba e Itália na região central; Av. Tiradentes com Rua Henrique Schwering; Rua José Oscar Salazar com Av. Caldas Júnior.
    A substituição dos semáforos que existiam na maioria desses locais recebeu aprovação total dos usuários. O projeto estabelece rótulas duplas, diferentes das existentes nas Praças da Bandeira e Jayme Luiz Lago. Elas funcionam como uma articulação giratória disciplinando o sentido e circulação no entroncamento. Ou seja: quem está dentro tem a preferência. É também um redutor de velocidade e não contém o trânsito por tempo determinado como o semáforo.