Prefeitura Municipal de Erechim - CEJA Erechim inaugura sede própria
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/17676/ceja-erechim-inaugura-sede-prpria

01/03/2023

CEJA Erechim inaugura sede própria

Depois de 13 anos, dia histórico. "Temos uma força motriz espetacular, fruto da diversidade do nosso povo. E é esta diversidade que o CEJA acolhe e é o que precisamos para continuar construindo, o futuro de Erechim, tijolo por tijolo", disse o prefeito, P

Dia histórico. Assim pode ser definida a inauguração da sede própria do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEJA – Erechim), na manhã desta quarta-feira (1o ), junto ao Ginásio Poliesportivo Municipal Renan Carlos Agnolin. Após 13 anos de espera, o CEJA Erechim inicia uma nova etapa da escolarização de jovens e adultos, ainda mais humanizada e integrada à comunidade. A cerimônia contou com a presença do prefeito de Erechim, Paulo Polis, vice-prefeito, Flavio tirello, secretária de Educação, Verenice Lipsch, diretora do CEJA, Rute Blazejuk Imlau, secretários, professores, estudantes, imprensa, e comunidade em geral.

A nova sede do CEJA faz parte do maior programa de investimentos da história do município: o Investe + Erechim.

Transformando vidas

Na abertura, os ex-estudantes, Paulo Bettega e Júnior Pierre, falaram sobre a importância do CEJA na formação profissonal e pessoal. “Tinha necessidade de voltar a estudar e fui bem acolhido pela escola do CEJA, que foi muito importante para recomeçar a minha vida profissional e pessoal, e seguir o caminho da prosperidade”, disse o ex-estudante, Paulo Bettega.

O imigrante e ex-estudante, Junior Pierre, disse que sem ter conhecimento da língua não tem como viver em outro país. “Quando eu cheguei aqui eu não sabia falar português, e, agora, eu consigo me comunicar, conversar, e isso foi graças ao CEJA. Fico orgulhoso de fazer parte desta grande família”.

Dignidade e bem-estar aos estudantes

“Este é um dia histórico para o CEJA Erechim. Conquistamos o nosso espaço próprio, adequado para acolher, estimular os estudantes de diferentes idades, valorizar o ser humano, o cidadão de direitos e deveres, e que por diferentes fatores sociais e econômicos não concluíram o Ensino Fundamental”, afirma a diretora, Rute Blazejuk Imlau.

“A secretária de Educação valoriza e reconhece a importância do CEJA. O CEJA faz parte do Sistema Municipal de Ensino, é uma política pública, que já transformou a vida de muitas pessoas. E, por isso, agradeço a todos. Este é um sonho que se tornou realidade, depois de uma caminhada de 13 anos. Agradeço aos estudantes, sem vocês esta escola não faz sentido. Tudo foi pensado para trazer dignidade ao processo de aprendizagem e ao bem-estar dos estudantes”, ressalta a diretora, Rute Blazejuk Imlau, muito emocionada ao se pronunciar.

“Juntos estamos fazendo a diferença para Erechim”

“Se tem como medir a felicidade, eu gostaria, porque tamanha é a satisfação e alegria neste momento de grande emoção. É importante dizer que os grandes feitos acontecem com trabalho coletivo. Toda a equipe de governo está pensando junto. São estas ocasiões que me movem como secretária. Fiz parte de uma equipe que sonhou com este dia e sei que muitos acreditaram que isto era possível. O CEJA acolhe pessoas que tem necessidade de conhecimento”, destaca a secretária de Educação, Verenice Lipsch.

E, acrescenta, “o nosso trabalho é cuidar das pessoas, e esta é uma entrega que vai gerar oportunidades, vai abrir caminhos na área profissional e pessoal. Repito, nada é feito sozinho. O CEJA atende pessoas de 15, 16, 50, 60 anos, e esta diversidade de saberes faz esta escola ser diferenciada. Juntos estamos fazendo a diferença para Erechim. Não basta ter boas ideias é preciso vontade política para fazer”, enfatiza a secretária Verenice Lipsch.

“Projeto que valoriza o ser, projeto mais humano”

Representando a Câmara de Vereadores, a vereadora, Sandra Picolli, disse, na ocasião, que o CEJA Erechim é uma escola eficiente e já mudou a vida de muitas pessoas. “Vocês fazem a diferença na vida destes estudantes, que estão buscando conhecimento. Este é um projeto muito lindo, mais humano e empático, que vai colher muitos frutos lá na frente, porque valoriza o ser. Com muita dedicação e amor leva conhecimento a quem precisa. Parabéns a todos e vida longa ao CEJA e aos estudantes”, afirma a vereadora, Sandra Picolli.

“Diversidade necessária para o futuro de Erechim”

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, disse, na inauguração da sede própria do CEJA, que este é um momento de extrema felicidade, que mostra o comprometimento de todos em entregar bons serviços públicos à população.

“Todas as grandes conquistas são coletivas. Continuamos trabalhando e investindo para que as famílias tenham acesso à educação da creche à universidade, em todos os níveis. Temos capacidade de entregar saberes, conhecimento, para todas as fases da vida, e o CEJA Erechim, que faz parte da rede municipal de ensino, é um exemplo disso, porque atende jovens e adultos que vão encontrar, nesta escola, bons serviços públicos. Porque é isso que fizemos, entregamos bons serviços para a população”, destaca o prefeito, Paulo Polis.

O prefeito enfatiza que o empenho e trabalho de todos faz o município avançar ao longo dos anos. “Erechim está entre as melhores cidades do país para se viver e investir, ocupa a 12a posição entre os 50 municípios de porte médio do Brasil com melhor resultado. Erechim tem uma força motriz espetacular, fruto da diversidade do seu povo. E é esta diversidade que o CEJA acolhe, e é o que precisamos para continuar construindo, tijolo por tijolo, o futuro de Erechim. E isso não se compra no mercado da esquina, tem que vir de dentro, do coração, está na alma da gente, nesta alma que olha para frente”, ressalta o prefeito, Paulo Polis.

Estrutura moderna e ampla

A nova sede própria do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) vai atender em torno de 300 estudantes, que terão acesso a um espaço amplo e moderno, totalmente, reestruturado. O local vai ter 5 salas de aulas, biblioteca, sala de professores, banheiros com acessibilidade, salas de coordenação e direção.

Com o lema “Educação ao longo da vida: exercendo a cidadania”, o CEJA Erechim oportuniza escolarização a jovens e adultos que não tiveram acesso na idade própria e querem continuar os estudos no Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais.