https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17916/custeio-para-hospitais-pblicos-em-pauta-na-capital-gacha
20/04/2023
Custeio para hospitais públicos em pauta na Capital Gaúcha
Em debate temas relacionados ao Hospital Santa Terezinha, de modo especial sobre o custeio dos hospitais públicos do Estado, que atuam na plenitude para o SUS
Nesta quarta-feira (19) o diretor Executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE), Jackson Arpini esteve em cumprimento de agenda de trabalho em Porto Alegre. Entre as agendas, audiências na Casa Civil, Secretaria Estadual de Saúde e Assembleia Legislativa.
Em debate temas relacionados ao Hospital Santa Terezinha, de modo especial sobre o custeio dos hospitais públicos do Estado, que atuam na plenitude para o Sistema Único de Saúde (SUS), a exemplo do Santa de Erechim.
O diretor Executivo também esteve reunido com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, para entregar documentação no qual propõe que o Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde (SES), crie um incentivo específico para auxiliar os hospitais desta natureza, bem como um estudo de viabilidade de repasse a título de incentivo, nos moldes da portaria 96/2023, do Ministério da Saúde, que repassou incentivos excepcionais aos hospitais filantrópicos.
Na oportunidade, Jackson Arpini convidou a secretária Arita Bergmann para participar da entrega do Centro de Parto Normal da FHSTE aos usuários da rede pública de saúde, que deverá ocorrer nas próximas semanas.
Além disso, o diretor Executivo do Santa esteve reunido na Casa Civil com o secretário Chefe, Artur Lemos, juntamente com os deputados estaduais, Nadine Anflor (PSDB) e Dirceu Franciscon (União Brasil), onde abordaram o mesmo tema referente ao custeio das casas de saúde SUS, pela relevância do assunto, sempre levando em consideração a importância dos hospitais SUS para a população usuária da rede pública de saúde.
Arpini ressaltou a necessidade das parcerias com os entes União e Estado, na busca de soluções conjuntas, para enfrentamento da questão que preocupa os gestores. "Pela relevância do tema, precisamos manter um diálogo permanente. Assim aumentam as possibilidades de uma solução conjunta", disse o diretor Executivo do Santa.
Jackson Arpini destaca que o Estado sinalizou que a proposição está em análise, entendendo que as instituições públicas de saúde prestam relevantes serviços à comunidade SUS.