Prefeitura Municipal de Erechim - Mais um evento para orientar e capacitar os MEIs do município
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/18066/mais-um-evento-para-orientar-e-capacitar-os-meis-do-municpio

25/05/2023

Mais um evento para orientar e capacitar os MEIs do município

Talk sobre "Empreender MEI" foi realizado no Salão de Eventos da CDL Erechim na noite de terça-feira (23) com servidores municipais e representante do Sebrae

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e a Sala do Empreendedor, Secretaria da Fazenda, em parceria com o Sebrae, realizaram, um Talk sobre Empreender MEI, na terça-feira (23), à noite, no Salão de Eventos da CDL Erechim. O evento foi realizado em virtude da Semana do Microempreendedor Individual (MEI) e voltado para os MEIs registrados em Erechim, para orientar e tirar dúvidas sobre leis, gestão, nota fiscal eletrônica e questões tributárias.

A secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Erechim, Berenice Didoné, disse, inicialmente, que a Sala do Empreendedor repassa, diariamente, informações sobre abertura de empresas, documentação, impostos, prazos e licenças aos MEIs. “Além disso, promovemos capacitação e palestras, como esta, para orientar os pequenos empresários. Quem tiver dúvidas e precisar de auxílio é só procurar a secretaria, estamos à disposição de vocês”, afirmou a secretária adjunta, Berenice Didoné.

Os palestrantes da noite foram Miguela S. Guelen, do Sebrae; Tiago Lando, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo; e, Itamar Dall Alba, da Secretaria da Fazenda.

A representante do Sebrae, Miguela S. Guelen, falou sobre as ferramentas de gestão disponíveis para os MEIs.

O servidor, Tiago Lando, apresentou o novo portal de emissão de NFS-e federal que será utilizado, a partir o mês de setembro, para emissão de notas de prestação de serviços dos MEIs. “Passamos uma breve orientação sobre o funcionamento do novo portal”, afirma.

Na sequência, o servidor, Itamar Dall Alba, destacou algumas questões tributárias relevantes para o MEI se manter regular junto aos órgãos públicos.

Faturamento

O faturamento do MEI para 2023 é de R$ 81 mil anuais, o que representa R$ 6.750,00 mensais.

Nota fiscal eletrônica

Para fazer o cadastro e a emissão da NFS-e Nacional é preciso acessar a página https://www.gov.br/nfse , clicar em EMITIR NOTA FISCAL e, após, clicar em Fazer Primeiro Acesso.

Mais informações

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (fones: (54) 3520-7004 ou WhatsApp (54) 3520-7113.

E-mail plantaofiscal@erechim.rs.gov.br