Prefeitura Municipal de Erechim - Servidores da Sala de Aceleração de Projetos e Gabinete de Transformação Digital se reúnem com Registro de Imóveis

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18745/servidores-da-sala-de-acelerao-de-projetos-e-gabinete-de-transformao-digital-se-renem-com-registro-de-imveis

17/10/2023

Servidores da Sala de Aceleração de Projetos e Gabinete de Transformação Digital se reúnem com Registro de Imóveis

Objetivo da reunião foi acertar detalhes sobre assinatura eletrônica e os processos digitais

Servidores da Prefeitura de Erechim da Sala de Aceleração de Projetos e do Gabinete de Transformação Digital se reuniram, na última quarta-feira (11), com representantes do Registro de Imóveis de Erechim para falar sobre assinatura eletrônica.

Segundo o prefeito, Paulo Polis, a prefeitura recebeu, nesta semana, o registro do loteamento do Distrito Industrial Giácomo Madalozzo, localizado no bairro Industrial Davide Zorzi. “E o processo foi feito em registro digital. Hoje, 75% dos serviços públicos de Erechim já podem ser acessados de forma on-line, via site ou aplicativo SysCidadão. A prefeitura já fez três registros digitais de imóveis”, comenta.

O secretário adjunto de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Rafael Colet, integrante da Comissão Interna de Digitalização e Desburocratização (CIDD Obras), disse que a Secretaria de Obras tem processos muito complexos, principalmente, os que se referem a aprovação de projetos para a construção civil, parcelamento de solo, loteamentos, habite-se. “Mas estamos estruturando e ampliando mês a mês os processos digitais. A Transformação Digital não tem volta, isso é o futuro”, observa.

O diretor de Gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, explica que o trabalho da prefeitura está interligado a outros órgãos públicos, que tem processos administrativos em comum. “Com o processo de Transformação Digital, a prefeitura e, neste caso, o Registro de Imóveis, precisam ter assinaturas eletrônicas que tenham validade em ambos os órgãos. E esta reunião serviu para definirmos isso”, explica.

Registro de Imóveis

Segundo Erik Esswein Muller, assim como ocorre no Executivo Municipal, o objetivo do Registro de Imóveis é atender a comunidade e contribuir para o desenvolvimento social e econômico.

Assim, destaco a importância e relevância do processo de virtualização das instituições na era digital. A realidade atual exige das instituições públicas a virtualização dos processos, o atendimento ágil e eficaz. As instituições devem se adequar às necessidades de sua comunidade e participar da nova era de inclusão digital presente no mundo globalizado”, observa ele.

Todas as iniciativas inovadoras merecem louvável destaque, demonstrando o empenho em ofertar ferramentas que facilitem a realização de negócios e geração de empregos. Da mesma forma, os Registros Públicos vêm nessa corrente de adotar a mais moderna tecnologia, possibilitando recepcionar e realizar os procedimentos na nova era digital”, explica.

Este é o futuro, caminho em que evoluímos, como já é realidade com o PIX e, em breve, com o DREX. A facilitação ao usuário acompanhado da segurança jurídica é o caminho a ser seguido. Esta rede conectada entre instituições até o usuário final é caminho que deve ser trabalhado, buscando sempre desburocratização, facilidade, inovação, virtualização de processos, tecnologia, sustentabilidade acessibilidade, e, em especial, a segurança destes processos/procedimentos para trazer garantia a todos que utilizam dos meios virtuais”, ressalta Erik.

Registros Públicos

Quanto aos Registros Públicos, está disponível a utilização, sem qualquer custo adicional, da plataforma dos registros de imóveis, o SAEC (Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado), que pode ser acessado no portal do ONR (Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis), acessível no endereço: registradores.onr.org.br. Atualmente, todos os serviços podem ser acessados de forma remota pela plataforma própria.

O Registro de Imóveis de Erechim há mais de dois anos preza pelo aprimoramento da atividade. Como diferencial, integra projeto-piloto da Corregedoria-Geral de Justiça do processo 100% digital, que vem sendo desenvolvido de forma pioneira, trabalhando o REGISTRO/ASSINATURA DIGITAL deste a data de 30 de agosto de 2023”, disse Erik.