Prefeitura Municipal de Erechim - Centro Cultural 25 de Julho foi palco da II Mostra de Trabalhos das Escolas Municipais

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1876/centro-cultural-25-de-julho-foi-palco-da-ii-mostra-de-trabalhos-das-escolas-municipais

04/11/2008

Centro Cultural 25 de Julho foi palco da II Mostra de Trabalhos das Escolas Municipais

Centro Cultural 25 de Julho foi palco da II Mostra de Trabalhos das Escolas Municipais

    Tendo como objetivo divulgar o trabalho pedagógico desenvolvido com os alunos de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, valorizar aprendizados e compartilhar conhecimentos, foi realizada na segunda-feira (03), no Centro Cultural 25 de Julho, a II Mostra de Trabalhos das Escolas Municipais, ao todo foram catorze apresentações.
    A mostra iniciou com a Escola Municipal de Educação Infantil São Cristóvão, com o número da turma do Pré-B1 - turno da tarde, “Bom dia todas as cores”, uma adaptação do livro Bom dia de todas as cores da autora Ruth Rocha. Em seguida foi a vez da Escola Municipal de Educação Infantil Estevam Carraro, com a turma do Pré A2 do turno da tarde apresentar a música “Xuxa lê lê” trazendo presente o Folclore e as culturas que colonizaram a nossa cidade.
    Na seqüência subiu ao palco a turma do Pré B turno da tarde da Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Ruther Alberto Von Mühlen com o número teatral com o tema “De volta a terra do Nunca”. A Escola Municipal de Educação Infantil D. João Aloísio Hoffmann, com as turmas do Maternal 2 e 3 apresentam a “Dança da Fadinha”, valorizando a importância das atividades físicas e imaginárias no mundo encantado que é a infância.
    Já a Escola Municipal de Educação Infantil Bôrtolo Balvedi esteve representada pelos alunos do Maternal A e do Pré A do turno da manhã, que apresentaram a música “Emília e Emília”, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, para homenagear o escritor Monteiro Lobato que tanto encantou o mundo infantil.    Logo depois foi a vez da Escola Municipal de Educação Infantil Irmã Consolata, com as turmas do Maternal A e Maternal B do turno da manhã, apresentar a música “TÔ DE BEM COM A VIDA”, transmitindo a platéia que Deus fez as crianças e que elas nos dão orgulho e nos enchem de esperança. Elas em sua simplicidade nos ensinam como é fácil e gostoso viver em harmonia. Nelas vemos uma centelha da vida que imaginamos Deus projeta para toda a humanidade. Estes pequenos seres, ignorados na maioria das vezes, como se nada soubessem da vida, são o espelho para os adultos se mirarem. São elas que no dia-a-dia com sua maneira fácil nos ensinam o que é e como deve ser a vida.
    A Escola Municipal de Belas Artes Osvaldo Engel esteve representada pelos alunos Bruno César dos Santos e Camila Cristani, que apresentaram “Tango”; e na segunda participação por Viviane Sampaio que apresentou “Solo em Pontas – Ballet Clássico Ilumina”. O Ballet Clássico gracioso e encantador. Uma dança perfeita com passos cadenciados que demonstram o Amor a Arte. Na busca de situações que oportunizem a troca de experiências, valorização da cultura e as relações interpessoais foi realizado o projeto “Vivenciando a dança e a educação – Crescemos juntos” que integrou os alunos do Ensino Especial a 8ª série num total de 34 crianças.
    Depois foi a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas, através dos alunos da 2ª série apresentarem um Poupurry. Os alunos da 4ª série representaram a música “Conheça o Rio Grande do Sul”, e o projeto de flautas “Um sopro da Cidadania”, resgatou o folclore brasileiro sensibilizando através da música instrumental.
    A Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei participou do evento com quatro números. Os alunos da Educação Infantil encenaram a “Canção da Meia-Noite”, 33 alunos dos anos iniciais apresentam o musical “Aluno Nota Dez”, representando os anos finais, 6 alunos encenam “Gaya, a mãe Terra”, e seis alunos da 5ª série que participam do Projeto Um sopro de Cidadania “Viva eu, viva tu” tocada em flauta.
    Já os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa apresentaram “A engrenagem” retrataram o comprometimento, as ações e a linguagem comum que devem fazer parte de qualquer ambiente onde se convive e se busca um mundo melhor.
    A Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê dramatizou com os alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais, uma história literária desenvolvida dentro do projeto “Hora da leitura” e o projeto “Alimentação Saudável”.
    Representando a Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Badalotti os alunos da Educação Infantil Série Iniciais e Séries Finais do Ensino Fundamental, apresentaram a música e teatro “Cultivando e Convivendo com Valores: Eu, Família e Sociedade”, tema do projeto anual da Escola.
    A última apresentação ficou a cargo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paiol Grande, que apresentou “Um sonho possível”, um musical com encenação envolvendo alunos da Educação Infantil Séries Iniciais e Séries Finais do Ensino Fundamental.