https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18764/palestras-do-seminrio-regional---arteso-em-foco-abordam-marketing-digital-e-criao-de-produtos-com-identidade-local
20/10/2023
Palestras do Seminário Regional - Artesão em Foco abordam marketing digital e criação de produtos com identidade local
Participantes estão tendo contato com conhecimentos teóricos e práticos sobre como divulgar o seu negócio e criar produtos que valorizem a cultura de Erechim. Programação encerra hoje (20) com entrega de certificados
O Seminário Regional - Artesão em Foco, que está sendo realizado na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Erechim (localizada na rua Nelson Ehlers, 180 - 5° andar), tem como proposta estimular a economia criativa de Erechim e região. O evento iniciou ontem e encerra hoje (20) com entrega de certificados. As duas palestras repassaram conhecimentos teóricos sobre marketing digital, economia criativa e cocriação de produtos identitários e, também, foram realizadas atividades práticas.
A programação é promovida pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) do Estado, em parceria com o programa RS Criativo e a Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo.
Marketing digital
A coordenadora do RS Criativo, Carol Biberg, falou sobre o programa, marketing digital e economia criativa. Ela explica que a caravana do Artesão em Foco tem como objetivo principal fomentar, impulsionar os empreendedores criativos do estado, e uma destas áreas contempladas é o artesanato. “A gente vem mostrando a importância de pensar o negócio, mesmo que seja uma artesã, é um negócio, entender a gestão, precificação, marketing digital”, explica.
Segundo ela, uma pesquisa prévia mostrou que a maior necessidade das artesãs é sobre a divulgação, comunicação dos seus produtos. “Então, nas caravanas, esta é a 16a edição e estamos trabalhando o marketing digital, as oportunidades que os artesãos têm e como vender para o mercado”, ressalta.
“E o que eu sempre falo sobre marketing digital é que eles têm o talento, a técnica, mas precisam acessar o mercado, e, para isso, precisam ter uma boa vitrine, e as ferramentas digitais são o caminho para divulgar os seus produtos. Isso é o principal”, destaca a coordenadora.
Produtos identitários
A designer, Fernanda Sklovsky, trabalhou, nos dois dias de workshop, a cocriação de produtos identitários, que carregam a identidade local. “Isso é feito através de uma metodologia que pode ser recriada em vários lugares, aqui em Erechim, vamos olhar para as peculiaridades deste território, a cultura, arquitetura, fauna, flora, colocar os elementos daqui nos produtos, enfim, se inspirar neste território. O artesanato tem muita qualidade, porém são produtos muito iguais no Brasil inteiro, este trabalho busca fazer a geração de valor, nestes produtos, através da cultura e identidade”, observa a designer.
A dica, explica a designer, Fernanda Sklovsky, para fazer produtos identitários é, por exemplo, se lembrar de como a pessoa se sente quando chega num lugar que não conhece, quando ela vai como turista, e o que gostaria levar de lembrança daquele lugar. “O que é o pedacinho, de tal lugar, que o artesanato tem o poder de criar artefatos cheios de valor simbólico, peças que carregamos com carinho, amor, afeto. Então, o artesão, precisa olhar para o seu entorno, com outro olhar, valorizando a sua cultura e trazendo isso para o seu produto”, enfatiza ela.
13/12/2024
Transporte Coletivo de Ônibus terá alterações para UFFS durante fim de ano e Recesso Acadêmico
12/12/2024
Prefeitura e Sebrae projetam novas parcerias para 2025
10/12/2024
Memorial faz homenagem às vítimas da tragédia com ônibus escolar em 2004
10/12/2024