Prefeitura Municipal de Erechim - Programa 60+ é finalista do Prêmio Boas Práticas na categoria de Melhor Idade da Famurs
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/18807/programa-60--finalista-do-prmio-boas-prticas-na-categoria-de-melhor-idade-da-famurs

30/10/2023

Programa 60+ é finalista do Prêmio Boas Práticas na categoria de Melhor Idade da Famurs

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Assistência Social e do Programa 60+, é indicada a mais um reconhecimento pelas suas práticas de gestão pública. Desta vez a indicação vem da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), onde o Programa 60+ está entre os finalistas do 5° Prêmio Boas Práticas na categoria de Melhor Idade.

 

Para o prefeito de Erechim, Paulo Polis, estar entre os finalistas é o reconhecimento ao trabalho de uma grande equipe comprometida em melhorar a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos. Este programa é voltado para mulheres e homens com 60 anos ou mais de idade. As atividades acontecem no Centro de Convivência do Idoso, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, na Rua Benjamin Mosena, número 181.

 

Segundo o prefeito, o Programa 60 + é, totalmente, voltado à saúde e ao bem-estar dos participantes, com foco na prevenção de doenças. “Aqui são recebidas cerca de 600 pessoas por semana que realizam atividades diárias, ginástica laboral, academia, têm lazer e entretenimento, recebem palestras, aulas de alimentação saudável, informática, conversam, interagem, aprendem a se divertir, e isso faz muito bem para a saúde física e mental, reduzindo até, em alguns casos, a quantidade de remédios que tomam. O Programa 60 + é sinônimo de bem-estar e longevidade”, disse o prefeito.

 

Socialização e ambiente acolhedor

 

Para a coordenadora do Programa 60 +, Clarisse Maronesi, este é um projeto que incentiva a socialização dos idosos e, assim, assegura a realização dos seus direitos. “O Centro de Convivência do Idoso busca promover ações que garantam um envelhecimento ativo e saudável, bem como promovendo o seu bem-estar. Este programa foi articulado no plano de governo da atual gestão e teve sua formulação ainda no ano de 2021, iniciando as atividades neste ano”, explica a coordenadora.

 

Viver a melhor idade

 

A secretária de Assistência Social, Clarice Moraes, ressalta que o Centro de Convivência do Idoso e o Programa 60+ são muito importantes por vários motivos. “Primeiro, porque diz respeito aos idosos, e segundo, porque proporcionam a possibilidade de envelhecer de forma segura, saudável e de maneira acolhedora. Este programa busca um envelhecimento ativo, incentivando a prática de atividades físicas, de integração e convívio social”, declara a secretária.

 

Resultado da premiação

 

A divulgação da classificação final e entrega da premiação do Prêmio Boas Práticas na categoria de Melhor Idade da Famurs acontece durante o evento Smart Cities Park, no dia 22 de novembro a partir das 18h30 no município de Nova Petrópolis.