Prefeitura Municipal de Erechim - Pré-Enem Erechim inicia intensivos e reta-final do preparatório
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/18815/pr-enem-erechim-inicia-intensivos-e-reta-final-do-preparatrio

01/11/2023

Pré-Enem Erechim inicia intensivos e reta-final do preparatório

Carga horário do curso é de 25 períodos, aplicados pela Meta Pré-Vestibular/Enem.

Iniciou nesta semana, os aulões intensivos do Pré-Enem Erechim, curso preparatório oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social aos estudantes do Ensino Médio, em especial aos concluintes que vão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

 

Desde o início de setembro, mais de 300 estudantes vem participando das aulas que acontecem duas vezes por semana – as terças à noite e sábados de manhã, no Auditório da Igreja Batista, ao lado Centro Cultural 25 de Julho. O preparatório vai totalizar 25 períodos.

 

Para a estudante, Sulen Larissa Petkowicz, estudante do terceiro ano do Majistério do JB, o Pré-Enem é uma experiência incrível. “Os professores são super competentes nas atividades que eles passam, tanto que percebo o meu crescimento durante essa jornada, inclusive na melhoria das notas na escola. O Pré-Enem certamente vai fazer a diferença para conquistar minha meta de cursar Biomedicina”, disse.

 

Já o estudante Cauã Ribas da Escola Érico Veríssimo destaca que seu objetivo é cursar Engenharia Química. “Acredito que o Pré-Enem é uma base para encarar os vestibulares com uma carga boa de conhecimento, pois nas aulas estamos trabalhando os principais conteúdos que serão abordados nas provas. Além disso, tenho a certeza que além de ser muito importante para os alunos, o Pré-Enem vai trazer a nota que eu preciso para ingressar em uma universidade”, declara.

 

Aulões

 

A partir desta semana, que antecede o primeiro domingo de prova do Enem, que é no dia 5 de novembro, os estudantes terão quatro Aulões – terça, quarta, sexta e sábado; situação que se repete na outra semana, que antecede o segundo domingo, dia 12 de novembro. “As revisões às vésperas das provas são importantes para que os estudantes se sintam mais seguros com os conteúdos. Além de ter um caráter revisional, possui uma espécie de estratégia para a resolução das questões baseadas nas habilidades e competências do ENEM”, comenta o coordenador do Meta Pré-Vestibular/Enem, professor Lucas Faitão.

 

Enem 2023

 

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, 3,9 milhões de pessoas estão inscritas no Enem 2023. O número indica um aumento de participantes, se comparado aos dados do biênio anterior.

 

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, reforça aos estudantes que o momento é de dedicação total, pois o Pré-Enem já provou que traz resultados. “No ano de 2021, foram em média de 51% dos participantes do preparatório obtiveram índice de aprovação nas mais variadas universidades. Já em 2022 os números foram ainda maiores, com um total de 319 inscritos e um índice de aprovação de 72,3%, resultado esse de extrema significância”, comenta o prefeito Polis. O Pré-Enem vem a encontro das metas do Governo Polis e Flávio, em oferecer ensino gratuito de qualidade e prospectar o futuro profissional dos jovens estudantes de Erechim.

 

Benefícios

 

A nota do Enem pode ser utilizada pelo estudante interessado em conquistar uma bolsa de estudo em instituição privada reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), vaga em instituição pública, financiamento para ajudar a pagar a graduação e em alguns casos, até ingressar na universidade sem prova de vestibular.

 

A secretária de Assistência Social, Clarice Moraes, afirma que toda equipe envolvida com o Pré-Enem está muito feliz e otimista para mais um ano de provas. “Estamos na reta final. É hora de revisar todos conteúdos e só temos a dizer que estaremos juntos com nossos estudantes, em busca do sonho profissional deles”, comenta a secretária, que ainda agradece a equipe envolvida, tanto da Secretaria Municipal de Assistência Social, quanto da Secretaria Municipal de Educação. A secretária Clarice ainda faz questão de agradecer a parceria da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, que a responsável pelas Escolas Públicas de Ensino Médio do município, de onde são a maioria dos estudantes participantes do Pré-Enem e também a Igreja Batista, por ceder o espaço durante as obras do Centro Cultural 25 de Julho.