Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Saúde promove ações cruciais no Dia Mundial do Diabetes
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/18873/secretaria-de-sade-promove-aes-cruciais-no-dia-mundial-do-diabetes

14/11/2023

Secretaria de Saúde promove ações cruciais no Dia Mundial do Diabetes

Secretaria de Saúde promove ações cruciais no Dia Mundial do Diabetes
Secretaria de Saúde promove ações cruciais no Dia Mundial do Diabetes

Em celebração ao Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, a Secretaria de Saúde destaca o tema deste ano: "Acesso ao Cuidado para Diabetes". A campanha visa sensibilizar a população sobre a importância de compreender os riscos associados ao diabetes tipo 2, enfatizando a necessidade de adiar ou prevenir essa condição por meio da adoção e manutenção de hábitos saudáveis.

O diabetes tipo 2, se não identificado e tratado precocemente, pode resultar em complicações sérias e, em casos extremos, potencialmente fatais. Nesse contexto, a equipe do setor de farmácia da Secretaria de Saúde realizou neste dia ações de rastreamento de diabetes nas salas de espera e nos setores da Secretaria a abordagem incluiu a aplicação de testes de verificação da glicemia, visando identificar pacientes que ainda não receberam diagnóstico.

É alarmante que um em cada 10 adultos em todo o mundo seja diagnosticado com diabetes, sendo mais de 90% desses casos do tipo 2, e surpreendentemente, 50% ainda não foram diagnosticados. As ações estão sendo conduzidas de maneira integrada pela equipe de farmacêuticos do município, estagiários e demais profissionais da área da saúde, sempre com o apoio da Secretaria de Saúde.

Estas atividades são desenvolvidas ao longo do ano e abrangem consultas farmacêuticas, orientações, avaliação do pé diabético, busca ativa por pacientes não diagnosticados, orientações para o uso correto de medicamentos, além de fornecer dicas essenciais sobre prevenção. Neste Dia Mundial do Diabetes, é importante ressaltar que o acesso a informações precisas e ao cuidado apropriado desempenha um papel essencial não apenas na prevenção, mas também no diagnóstico precoce e no tratamento oportuno.