Prefeitura Municipal de Erechim - Poderes Executivo e Legislativo ampliam integração e Transformação Digital
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/18874/poderes-executivo-e-legislativo-ampliam-integrao-e-transformao-digital

14/11/2023

Poderes Executivo e Legislativo ampliam integração e Transformação Digital

Integrantes de ambos os poderes se reuniram para dar início ao projeto de digitalização das Emendas Impositivas, ainda, a partir deste ano de 2023

Poderes Executivo e Legislativo ampliam integração e Transformação Digital
Poderes Executivo e Legislativo ampliam integração e Transformação Digital

A Transformação Digital da Prefeitura de Erechim dá mais um passo importante na modernização dos processos, integrando serviços públicos do Poder Executivo com o Poder Legislativo. Os integrantes do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, setores administrativos das secretarias municipais, do Poder Executivo, se reuniram, na manhã desta terça-feira (14), com representantes do Poder Legislativo e do Hospital Santa Terezinha, para dar início ao projeto de digitalização das Emendas Impositivas, ainda, a partir deste ano.

A secretária adjunta de Planejamento, Aline Prichua, explicou que as emendas impositivas saem da Câmara de Vereadores, passam pela Secretaria da Fazenda, depois vão para Secretaria de Planejamento, que vai fazer a distribuição efetiva dos recursos para as áreas definidas. “As emendas impositivas neste modelo antigo são físicas e, extremamente, demoradas pelo excesso de burocracia, e a mudança de todo este processo para os meios digitais trará mais celeridade e rapidez à destinação destes recursos”, explica a secretária adjunta, Aline Prichua.

O diretor de Gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, destacou que a Transformação Digital deve chegar a 80% dos serviços públicos, até o fim do ano, disponibilizados de forma on-line, que podem ser acessados via site ou aplicativo SysCidadão. “A proposta desta reunião de hoje é falar sobre a estruturação da pauta digital das emendas impositivas, vindas da Câmara de Vereadores, tirar dúvidas, que elas sejam feitas pelos meios digitais através do SAP, e destinadas, a partir daí, ao Poder Executivo para área da saúde, educação, obras, entre outras áreas”, observa o diretor.

A servidora da Diretoria de Tecnologia em Inovação, Marister Morgan Giovine, disse que o fluxo dos processos digitais das emendas positivas se dará como qualquer outro que já está sendo feito pela prefeitura. “No entanto, precisamos ainda definir se estes processos terão algum tipo de sigilo, se serão abertos, quem vai ter acesso a eles, enfim, qual será a parametrização, as especificações de funcionamento”, explica a servidora.

12 secretarias

A Transformação Digital abrange as 12 secretarias municipais e é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança, Gabinete de Transformação Digital, com o trabalho integrado do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, de secretários, servidores e Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI).

Passo a passo para solicitar serviços públicos

Acesse aqui o passo a passo: (https://www.pmerechim.rs.gov.br/noticia/16908/passo-a-passo-para-solicitar-servicos-publicos-pelo-site-da-prefeitura).