Prefeitura Municipal de Erechim - Conselho de Mobilidade apresenta projetos de reestruturação urbana a comerciantes da área central
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/18878/conselho-de-mobilidade-apresenta-projetos-de-reestruturao-urbana-a-comerciantes-da-rea-central

16/11/2023

Conselho de Mobilidade apresenta projetos de reestruturação urbana a comerciantes da área central

Conselho de Mobilidade apresenta projetos de reestruturação urbana a comerciantes da área central
Conselho de Mobilidade apresenta projetos de reestruturação urbana a comerciantes da área central

Integrantes do Conselho Municipal de Mobilidade Humana Sustentável, da Prefeitura de Erechim, apresentaram, na tarde de terça-feira (14), aos comerciantes da área central, os conceitos gerais do Plano Municipal de Mobilidade Humana Sustentável e exemplos de reestruturação urbana no Brasil e no mundo.

Inicialmente, o secretário de Planejamento, Paulo Jeremias dos Santos, lembrou que todo o Plano de Mobilidade foi construído com muito planejamento e, principalmente, ouvindo a comunidade através de entrevistas, pesquisas e audiências públicas, trabalhando questões técnicas, sobre legislação e as expectativas das pessoas sobre o plano.

Ele lembra que foram ouvidas 2 mil pessoas no município de forma quantitativa e outro tanto de forma qualitativa, inclusive, anotando as opiniões das pessoas. “O projeto foi elaborado com a participação da comunidade”, afirma o secretário.

Segundo ele, o Plano de Mobilidade será uma referência para reestruturação da cidade para os próximos 10 anos, sempre trabalhando no sentido de descentralizar o trânsito, disciplinar a circulação de veículos e minimizar os conflitos, democratizando o espaço público.

Importante enfatizar que o Plano de Mobilidade tem como estratégias aumentar os espaços de convivência e de lazer, valorizar o comércio e a prestação de serviços, investir nas áreas públicas em frente aos estabelecimentos comerciais, resgatar a identidade local, estimular a cultura, e trazer vitalidade para estes locais. Todas estas ações irão aumentar o senso de pertencimento e a relação com a cidade”, comenta o secretário.