Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Meio Ambiente realiza obras de paisagismo recompondo os espaços públicos para a comunidade
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/18896/secretaria-de-meio-ambiente-realiza-obras-de-paisagismo-recompondo-os-espaos-pblicos-para-a-comunidade

21/11/2023

Secretaria de Meio Ambiente realiza obras de paisagismo recompondo os espaços públicos para a comunidade

O paisagismo tem a função de conectar natureza e seres humanos, recompondo espaços, deixando os ambientes mais agradáveis e funcionais. É responsável por renovar e dar vida aos espaços físicos em que estamos inseridos.

O paisagismo é uma técnica que usa recursos artesanais, combina cores, formatos, texturas, entre outros elementos, que em conjunto formam composições agradáveis, equilibradas e úteis, com vantagens óbvias para a comunidade e para o meio ambiente, como a diminuição da poluição do ar e a melhoria na infiltração das águas de chuva. As plantas, entre outras coisas, ajudam a filtrar o ar, além de aumentar sua umidade.

Contudo, os benefícios de organizar a paisagem urbana de forma mais agradável, retirando um pouco do “cinza” ultrapassa seus custos de implantação e manutenção. O verde somado a outras cores vivas são capazes de tornar um ambiente mais alegre, bonito e agradável, pois as cores exercem efeitos notáveis no humor das pessoas.

Erechim é uma cidade que investe bastante em recriar paisagens urbanas mais agradáveis através do uso de plantas, bem como de melhorar áreas públicas antes esquecidas. Avenidas Sete de Setembro, Tiradentes, Pedro Pinto de Souza e Maurício Cardoso foram as primeiras a serem contempladas entre os anos de 2010 a 2013, incluindo Praça da Bandeira e Praça Boleslau Skorupski. As Praças Júlio de Castilhos, Prefeito Jayme Lago e Daltro Filho, além do Castelinho, seguiram as melhorias paisagísticas. O Parque Longines também foi carinhosamente reformulado em sua área de lazer, melhorando substancialmente o bem-estar dos frequentadores.

A chefe de Parques e Áreas Verdes, também responsável pelo paisagismo, Halina Kluck, destaca as melhorias realizadas neste ano de 2023 em três áreas de lazer nos bairros Cotrel, Paiol, Zimmer e Linho. Na Rua Alemanha, uma rótula de trânsito no cruzamento com a Avenida Presidente Vargas passou por uma completa reformulação em outubro. O projeto envolve a adoção de plantas perenes coloridas, cuidadosamente selecionadas para aprimorar o aspecto visual e, ao mesmo tempo, reduzir os custos de manutenção. Ao chegar a este ponto da cidade, é possível apreciar uma paisagem mais harmoniosa e agradável, contribuindo para a diminuição da tensão no trânsito.

Todas estas melhorias já estão incorporadas à comunidade, e quase não há relatos de estragos ocasionados por mau uso. A comunidade colabora muito e respeita os espaços ajardinados, entendendo sua importância.

Com poucos investimentos e equipe treinada e comprometida, é possível refazer espaços antes invisíveis, melhorando a qualidade de vida de todos.