Prefeitura Municipal de Erechim - Liberdade econômica: atitude corajosa em prol do desenvolvimento econômico e social
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/18929/liberdade-econmica-atitude-corajosa-em-prol-do-desenvolvimento-econmico-e-social

28/11/2023

Liberdade econômica: atitude corajosa em prol do desenvolvimento econômico e social

"Esta é uma entrega muito importante que torna Erechim cada vez mais pujante, porque é muito importante a desburocratização e a facilitação para o cidadão que quer empreender", afirma presidente da JUCIS/RS, Lauren de Vargas Momback.

O município de Erechim dá mais uma passo importante para estimular o desenvolvimento social e econômico, desburocratizar os serviços públicos, facilitar o empreendedorismo e abertura de novos negócios de baixo risco, gerando emprego e renda. Na tarde desta terça-feira, em solenidade no Salão Nobre, a Prefeitura de Erechim apresentou que 783 atividades podem ser abertas sem a necessidade de atos públicos de liberação de atividades. Estavam presentes o prefeito de Erechim, Paulo Polis, vice-prefeito, Flávio Tirello, a presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JUCIS/RS), Lauren de Vargas Momback, representantes da Secretaria de Estado de Planejamento, secretários municipais, servidores e imprensa.

Liberdade para investir

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, afirma que o município proporciona, cada vez mais, liberdade para o empresário, empreendedor, se instalar em Erechim. “Estamos atentos as necessidades dos empresários, porque aqui o Poder Público caminha lado a lado com a iniciativa privada. O município está aberto para que os empresários invistam, e assim gerar empregos, renda, desenvolvimento para a cidade de Erechim”, afirma o secretário, Emerson Schelski.

Rede Sim

O coordenador da Rede SIM, Silvio Ramão, disse que Erechim é um parceiro de primeira hora da junta comercial. “Estamos celebrando o aumento das atividades de baixo risco, o Estado do Rio Grande do Sul mapeou 770 atividades, portanto, Erechim tem mais atividades de baixo risco mapeadas que o próprio Estado. Esta é uma atitude corajosa em prol do desenvolvimento. As atividades de baixo risco estão dispensadas de licenciamentos, mas não de cumprir a lei”, disse ele.

Liberdade econômica

“Gostaria de parabenizar a iniciativa de trazer liberdade econômica para as atividades desta cidade”, disse o coordenador Técnico da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos, Magnum Koury de Figueiredo Eltz.

Evolução

Segundo a coordenadora da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos, Daniela Peroni Finger, este é um trabalho maravilhoso que já está em acontecendo. “O empreendedorismo está evoluindo aqui em Erechim e daqui pra frente só evolução”, afirma Daniela.

Câmara de Vereadores

O presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Bento, pediu licença para quebrar o protocolo e passou a palavra para o vereador, Wallace Soares, que parabenizou a iniciativa e ressaltou que Erechim está facilitando a vida da cidade, dos empreendedores que fazem a cidade girar.

Junta Comercial

A presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JUCI/RS), Lauren de Vargas Momback, destacou que este é um momento muito importante para a cidade. “Esta é uma entrega muito importante que torna Erechim cada vez mais pujante, porque é muito importante a desburocratização e a facilitação para o cidadão que quer empreender. Quase 80% das empresas irão se beneficiar com o Tudo Fácil Empresas”, destaca Lauren.

Ambiente propício para os negócios

O prefeito, Paulo Polis, disse que o município está conectado, isto é, fazendo com que as inovações aconteçam e melhorem a vida das pessoas, empresas e da comunidade. Ele agradeceu a parceria do vice - prefeito, secretários, servidores, vereadores, entidades, que estão todos conectados criando pontes para a cidade avançar.

“Erechim tem 105 anos e 106 mil habitantes, nós temos 16,5 mil CNPJS ativos, destes, 9750 empresas e 6800 MEIs, isso é a nossa força, a nossa capacidade de tração extraordinária. Em 2023, a cidade produziu 2291 novas inscrições municipais, 4300 processos analisados, 432 análises por mês em média, e formalizou 664 CNPJs neste ano”, afirma Polis.

Conforme o prefeito, Erechim tem 6256 empresas administradas por mulheres. “Isso não é pouca coisa. Geramos 5200 postos de trabalho, em três anos, temos muita mais oferta de empregos do que procura; proporcionamos qualificação profissional; 80% dos serviços públicos podem ser acessados pela internet. Funcionamos porque temos muito pilares fortes, estamos criando ambientes favoráveis para que os negócios aconteçam, e Erechim representa tudo isso de fato”, ressalta Polis.

“Estamos numa cidade que percebeu o valor de crescer juntos, fazer as coisas de forma propositiva, aqui pensamos para achar soluções, fizemos tudo que precisa ser feito para criar uma realidade propícia e favorável aos investimentos. Acima de tudo, sabemos que unindo forças temos maior capacidade de reação. Viva o talento e o trabalho da cidade de Erechim”, ressalta o prefeito Polis.