Prefeitura Municipal de Erechim - Estudantes do CEJA pesquisam e apresentam possibilidades profissionais
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/18933/estudantes-do-ceja-pesquisam-e-apresentam-possibilidades-profissionais

29/11/2023

Estudantes do CEJA pesquisam e apresentam possibilidades profissionais

Atividade integrou o projeto anual da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), visando promover ações que busquem o crescimento pessoal e profissional de estudantes, dentro do Projeto Anual, que tem como tema ‘Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida’, desenvolveu o subprojeto ‘Estudando Profissões: Investigue suas Possibilidades’. A atividade foi planejada pelos professores e Equipe Diretiva, com o intuito de inspirar os estudantes a explorar diversas oportunidades profissionais, encorajando-os a sonhar e perseguir seus objetivos.

 

A dinâmica do subprojeto compreendeu quatro etapas. Inicialmente, os estudantes escolheram a profissão de interesse. Em seguida, realizaram pesquisas sobre a profissão escolhida, aprofundando os conhecimentos e produzindo material. Posteriormente, apresentaram trabalhos aos colegas em um seminário, proporcionando uma troca enriquecedora de conhecimentos.

 

A apresentação dos trabalhos ocorreu no mês de novembro, nos turnos da manhã e da noite. A secretária de Educação de Erechim, Verenice Teresinha Lipsch, a secretária adjunta, Greicimara Samuel do Nascimento e a chefe de Divisão de EJA, Vivian Destri acompanharam as apresentações. “O CEJA proporciona momentos de edificação e desenvolvimento pessoal para os estudantes, incentivando na busca por seus sonhos e na contribuição da sociedade como um todo”, comentaram as representantes da Secretaria Municipal de Educação.

 

Profissões

 

A estudante Mariele Jusinei Pinto (Módulo IV C - Noite), comentou sobre a atividade. “O projeto sobre as Profissões foi muito bom porque tivemos a oportunidade de nos reunirmos com os colegas para decidir sobre uma profissão e depois pesquisar sobre ela. A apresentação também foi muito interessante, pois conseguimos vencer o medo de apresentar o nosso trabalho e também conhecer detalhes sobre várias profissões e sobre o mercado de trabalho. Essa atividade foi muito importante para todos os estudantes, principalmente para aqueles que ainda não decidiram qual área seguir”, comentou.

 

No encerramento da atividade, os estudantes tiveram o diálogo motivacional do professor e empresário Sérgio Kölln, que traz a experiência de professor e coordenador de cursos técnicos no Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali e a coordenação e gestão do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Ele abordou a temática ‘O Mundo do Trabalho: competências, habilidades e atitudes necessárias’, proporcionando aos estudantes a oportunidade de refletirem sobre as diversas possibilidades profissionais, sobre a importância do empenho, da dedicação e da constante qualificação profissional.

 

A coordenadora Pedagógica do CEJA, Juliana Rigo, conclui que “com o Projeto Profissões foi possível incentivar os estudantes a explorarem as diversas oportunidades de carreiras disponíveis a eles. Eles se tornaram os protagonistas do processo, pesquisando, criando e apresentando suas profissões escolhidas para seus colegas e professores. Este projeto não só permitiu que os alunos descobrissem suas aptidões profissionais, mas também os encorajou a buscar seus objetivos com determinação e confiança”.