https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18963/transformao-digital-servio-pblico-mais-tecnolgico-eficiente-rpido-e-transparente
05/12/2023
Transformação Digital: serviço público mais tecnológico, eficiente, rápido e transparente
Prefeito, Paulo Polis, afirma que o servidor público de Erechim está em outro patamar.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, participou da última reunião do ano do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização da Prefeitura de Erechim, na manhã desta terça-feira (5), no Salão Nobre. Estavam presentes o secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, e os representantes das secretarias municipais. O objetivo foi fazer uma análise de todas as ações da Transformação Digital, com praticamente 80% dos serviços públicos acessados de forma on-line via site ou aplicativo SysCidadão.
Trabalho muito importante
O secretário, Edgar Marmentini, ressaltou que o pontapé inicial da Transformação Digital iniciou com o trabalho dos integrantes do comitê. “A Transformação Digital só está funcionando por causa de vocês, representantes de cada secretaria. Os processos iniciaram aqui no comitê e foram se espalhando para as secretarias pela vontade de cada um de nós em fazer isto ser realidade. O trabalho do comitê foi e continua sendo muito importante em todos os resultados alcançados. Agradeço a todos pela dedicação e por fazer a Transformação Digital acontecer de fato”, destaca ele.
Obras
Segundo o representante da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Julio Santolin, houve muitos avanços, em três meses, chegando a 80% dos serviços digitalizados. “O próximo passo será a análise de projetos”, afirma Julio.
Saúde
A representante da Secretaria da Saúde no Comitê, Camila Kostaneski, disse que a Transformação Digital acabou com as filas para consultas com médicos especialistas, porque os encaminhamentos, agora, são eletrônicos. “Já estamos na fase de exames e consultas, todos eles digitais também. Extinguimos as filas, só vai na secretaria quem precisa fazer a consulta”, observa Camila.
Educação
O representante da Secretaria de Educação, Alaércio dos Santos, explica que todo o processo de gestão está informatizado, matrículas, rematrículas, avaliações e exames. “Tudo é feito via sistema”, destaca Alaércio.
Automação interna
O representante da Secretaria da Fazenda, Itamar Dall Alba, comenta que a secretaria está com 90% dos processos digitais. “Nosso objetivo é aprimorar o sistema gerencial interno, automatizar os processos do início ao fim para que sejam mais ágeis”, enfatiza Itamar.
Selo de Qualidade
O representante da Diretoria de Tecnologia em Informação (DTI), Harisson Strasburg, ressalta que a transparência via site deu um salto muito grande. “Saímos de 10% no ano passado para mais de 80% neste ano, obtendo o Selo Ouro, no Portal da Transparência avaliado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), pela facilidade e dinâmica em localizar as informações no site”, afirma Harrison.
“Muito obrigado”
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, disse que os avanços da Transformação Digital são significativos e estão conectados às entregas do governo, ao trabalho do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, pela agilidade dos processos e o movimento que se fez com os secretários municipais, tendo à frente o secretário, Edgar Marmentini, que também teve papel fundamental em todo este processo.
“O que vocês fizeram, nestes três anos, a desburocratização, foi determinante para o governo fazer as entregas que está fazendo. Vocês mostraram que podia ser feito e foi feito, tornando o serviço público mais tecnológico, eficiente, mais rápido, transparente, e isso é muito importante. A velocidade de atuação do Poder Público está igual e, em alguns setores, está maior que a iniciativa privada. Vocês fizeram esta roda girar, sair de 6% para quase 80% dos serviços digitalizados, destravaram os serviços públicos, gerando dinamismo e contribuindo para os níveis de entregas que estamos fazendo”, enfatiza o prefeito Polis.
Polis acrescenta que o servidor público de Erechim está em outro patamar. “E este dinamismo perpassa todas as secretarias, o que significa menos gente em filas e mais pessoas sendo atendidas com qualidade e eficiência. Muito obrigado pelo que vocês fizeram ao município de Erechim”, ressalta o prefeito Polis.
30/10/2024
"Eu fiquei impressionado com a agilidade da prefeitura", afirma morador do bairro Rio Tigre atingido pelo vendaval
26/10/2024
Prefeitura trabalha na reconstrução de residências atingidas pela tempestade
24/10/2024
Transformação Digital entra em nova dinâmica de trabalho com foco em cada secretaria
05/07/2024