Prefeitura Municipal de Erechim - AMAU se reúne com direção da RGE em busca de soluções

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/19100/amau-se-rene-com-direo-da-rge-em-busca-de-solues

17/01/2024

AMAU se reúne com direção da RGE em busca de soluções

A falta constante de energia elétrica no Alto Uruguai foi pauta de encontro em Porto Alegre.

Nesta terça-feira (16), a Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), representada pelo presidente Marcelo Arruda, prefeito de Barra do Rio Azul e uma comitiva de prefeitos, entre eles, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, mantiveram audiência com o presidente da Rio Grande Energia (RGE) em Porto Alegre, Marco Antônio Villela de Abreu, e técnicos, para explanarem os problemas recorrentes que vem deixando o Alto Uruguai apreensivo, com a constante falta de luz e a demora para seu restabelecimento.

 

Problemas recorrentes

 

Os problemas se agravaram desde o dia 22 de dezembro do ano passado, onde algumas comunidades da região ficaram uma semana sem energia. “Nossa região é referência no agronegócio, sendo uma das maiores produtoras de suínos, aves e leite do Estado. A segurança do atendimento da energia elétrica, bem como a resposta ágil das equipes no restabelecimento é fundamental para mantermos as famílias no campo”, pontua o presidente da AMAU, Marcelo Arruda.

 

Comitiva do Alto Uruguai

 

Junto com o presidente da AMAU, Marcelo Arruda e o prefeito de Erechim, Paulo Polis, estiveram o prefeito de São Valentim, Claudimir Paniz; Valdecir Wieczynski, vice-prefeito de Erval Grande acompanhado de secretário municipal; o gerente de relacionamento da RGE na região do Alto Uruguai, Cláudio Rodrigo Mânica e a Consultora da RGE, Eliana Bortolon, que atende parte da região nos municípios de Sertão, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Erebango e Estação.

 

Reunião produtiva

 

A reunião foi avaliada como produtiva: “Pudemos elencar nossos principais problemas, e não podemos ficar mais esperando, não suportamos mais a demora no atendimento. A RGE nos apresentou o que vem sendo feito e nos solicitou que cada município apresente suas prioridades, para que possam desenvolver um plano de ação mais imediato”, salienta o presidente da AMAU.

 

Necessidade de legislação regional

 

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, afirmou que a RGE está com a intenção de realizar investimento fortes na região. “Mas, para isso precisamos criar uma legislação regional, principalmente com relação as árvores, próximas as redes, que são as principais causadoras dos problemas para a falta de energia. E a partir daí, atuar e medir os resultados, com um acompanhamento mais próximo e contundente, para que a qualidade dos serviços melhore para a todos os municípios da região”, relata o prefeito Polis.

 

“O diálogo é o melhor caminho”

 

O presidente da AMAU, Marcelo Arruda, acredita que este movimento junto a direção da RGE no Estado e a vinda da conselheira presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS), Luciana Luso de Carvalho, para a Assembleia Ordinária da AMAU, nesta quinta-feira (18), as ações e investimentos serão mais efetivos e céleres. “Ninguém mais aguenta tantos problemas, mas o diálogo sempre é o melhor caminho e a união dos municípios do Alto Uruguai, mais uma vez foi preponderante em busca de soluções, para a questão da falta de energia elétrica”, finaliza o presidente.