Prefeitura Municipal de Erechim - Estudantes passam por diagnóstico nutricional

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/19571/estudantes-passam-por-diagnstico-nutricional

11/06/2024

Estudantes passam por diagnóstico nutricional

O Programa Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

 

Nesse contexto, entre os meses de abril e maio foi verificado o estado nutricional dos estudantes matriculados nas Escolas Públicas Municipais do Sistema Municipal de Ensino de Erechim, como peso e altura, sendo calculado o IMC (Índice de Massa Corporal) e analisado segundo curva de crescimento estabelecido pela Organização Mundial de Saúde, para ambos os sexos, de acordo com a idade.

 

A avaliação foi efetuada pela equipe de nutricionistas e estagiárias da Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SMEd). Foram aferidos 5.935 estudantes com idade entre 0 e 16 anos, envolvendo as 19 Escolas Municipais e seus três anexos. O resultado foi a maior prevalência de estado nutricional adequado (64%), seguida de obesidade (18%), sobrepeso (17%), e magreza (1%). Embora o índice adequado tenha sido o mais evidente, a equipe de nutricionistas relatou preocupação com os índices da obesidade e sobrepeso aferidos.

 

Vale destacar que, os estudantes que apresentaram estado nutricional inadequado foram encaminhados para atendimento específico na Secretaria de Saúde e/ou URICEPP – Especialidades do Curso de Nutrição.

 

As nutricionistas Aline Chimento, Raieli Segalla, Marina Colombo e Valéria Ciotti citam que é importante a detecção precoce do estado nutricional inadequado das crianças, visto que essa faixa etária é considerada de risco para o surgimento de comorbidades que podem se perpetuar ao longo da vida. Salientam ainda que o Município de Erechim tem trabalhado constantemente em Projetos de Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas, pontuando a alimentação saudável, redução de alimentos ultraprocessados e aumento do consumo de alimentos in natura.