Prefeitura Municipal de Erechim - Transformação Digital moderniza e reestrutura o acesso aos serviços públicos de Erechim
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04/07/2024

Transformação Digital moderniza e reestrutura o acesso aos serviços públicos de Erechim

Atualmente, 79% dos processos públicos abertos na prefeitura são realizados via aplicativo SysCidadão ou pelo site da prefeitura, enquanto 21% ainda são realizados presencialmente

Transformação Digital moderniza e reestrutura o acesso aos serviços públicos de Erechim

 

A implantação da Transformação Digital pela Prefeitura de Erechim modernizou e reestruturou a gestão pública municipal. Os reflexos dessa iniciativa incluem economia em impressões, deslocamento de pessoal e veículos, redução de tempo na solicitação dos processos e, principalmente, mais agilidade e eficiência nos serviços públicos, facilitando a vida da população. Na manhã desta quinta-feira (4), no Salão Nobre, foram apresentados os números gerais desde o início da Transformação Digital no município.

 

A Transformação Digital é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança, por meio do Gabinete de Transformação Digital, com o Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização e a Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI).



Melhorias e Avanços

 

“A Transformação Digital vem para entregarmos serviços públicos mais ágeis e eficientes, utilizando as ferramentas tecnológicas, e, principalmente, serviços que atendam as necessidades da população. No entanto, toda esta quebra de paradigmas e desafios, mudança de hábitos e métodos de trabalho, só está sendo possível pela determinação dos servidores, secretários, de toda equipe, e da confiança da população. A Transformação Digital é um marco da gestão pública municipal de Erechim”, ressalta o prefeito Paulo Polis.

 

O secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, afirma que, dos atuais 381 tipos de processos realizados pela prefeitura, 300 já podem ser acessados digitalmente via aplicativo SysCidadão ou pelo site da Prefeitura de Erechim, enquanto 81 ainda são processos físicos. “Atualmente, 79% dos processos públicos são digitais, e 21% são feitos presencialmente. Isto é, a Transformação Digital trouxe avanços e melhorias, mas ainda há desafios significativos. Outro benefício é a redução de mais de 1 milhão de cópias de papel nesses três anos”, explica ele.



Evolução



Conforme o diretor do Gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, desde o início da implantação deste projeto, houve uma evolução e migração efetiva na abertura de processos, com a adesão da população ao mecanismo digital. “Para se ter um exemplo, em 2021, 72% dos processos (20.320) foram abertos fisicamente e apenas 28% (8.070) foram realizados digitalmente”, comenta o diretor.



Segundo André, em 2022, no segundo ano da Transformação Digital, já começou a ocorrer uma inversão do físico para o digital. “Dos 28.440 processos abertos na prefeitura ao longo do ano, a maior parte, 16.699, são digitais e 11.741 são físicos”, observa ele.



“E a Transformação Digital não para. Em 2023, dos 32.205 processos do ano, a grande maioria, 26.477, são solicitações digitais, contra 5.728 processos físicos. Neste ano, são 14.277 processos digitais para 2.696 processos físicos”, afirma.