Prefeitura Municipal de Erechim - Educação de Erechim é referência em Seminário com Gestores Municipais

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/19934/educao-de-erechim--referncia-em-seminrio-com-gestores-municipais

09/12/2024

Educação de Erechim é referência em Seminário com Gestores Municipais

Evento acontece em Porto Alegre, reunindo prefeitos, vice-prefeitos e gestores.

A Educação de Erechim é uma das referências apresentadas em um evento que reúne prefeitos, vice-prefeitos e gestores, nesta segunda-feira (9), em Porto Alegre. O secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, representa o prefeito Paulo Polis, e acompanha a secretária de Educação, Verenice Lipsch, convidada para palestrar aos participantes, sobre Políticas Públicas e Índices Educacionais, dando destaque aos avanços que Erechim teve nos últimos anos.

 

O Seminário de Boas-vindas aos Novos Gestores Municipais é um evento sobre ferramentas educacionais e políticas públicas com a participação de autoridades da Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul, MDB e do movimento Todos pela Educação.

 

Políticas Públicas e Índices Educacionais

A secretária de Educação de Erechim, Verenice Lipsch, apresentou o modelo adotado para Políticas Públicas na área da Educação e os avanços dos índices educacionais. “Temos um compromisso com a Educação de Erechim, desde zerar as filas de espera na Educação Infantil, até o desenvolvimento integral de toda parte que corresponde ao município. Além disso, com instituições bem articuladas e organizadas, também reforçamos nossa parceria com o Estado e com instituições Públicas e Privadas do município, que oferece educação de qualidade, da creche à universidade”, lembra a secretária. 

 

A secretária Verenice apresentou os avanços da atual Gestão Municipal na área da educação, que abrange 19 Escolas Municipais com 7.078 estudantes, mais a parceria com 21 Escolas Privadas de Educação Infantil, com 1.615 estudantes, o que totaliza 8.693 estudantes no Sistema Municipal de Ensino de Erechim, sendo esse número, 42% em tempo integral. Entre os destaques apresentados aos gestores, a secretária citou as Escolas Novas e melhoria nas estruturas, implantação do Sistema de Gestão Educacional, implantação do Uniforme Escolar com 14 peças para mais de 5.000 estudantes a partir da idade obrigatória; a alimentação escolar com 95% dos produtos da Agricultura Familiar; o Concurso Público e Formação para Professores; implantação da Robótica Educativa; implantação do Sistema de Ensino com livros literários, data show, simulados, plataforma educacional e material de apoio pedagógico.

 

“Esses investimentos nos resultam em um aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. Nos Anos Iniciais, nosso resultado foi de 5,6 em 2011 para 6,6 em 2023 e nos Anos Finais, de 4,8 em 2011 para 5,4 em 2023”, mostra a secretária Verenice.