https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/19953/prefeitura-e-susepe-celebram-parceria-de-trs-anos-atravs-do-programa-acolher
19/12/2024
Prefeitura e Susepe celebram parceria de três anos através do Programa Acolher
Desenvolvido pelo Gabinete da Primeira-Dama, o Acolher atende cerca de 50 gestantes por mês há mais de 15 anos
A Prefeitura de Erechim, através do Gabinete da Primeira-Dama, celebra três anos de parceria com a Superintendência dos Serviços Penitenciários de Erechim (Susepe), para que as apenadas desenvolvam trabalho voluntariado relacionado ao Programa Acolher.
Para marcar a data, desde que teve início essa ação voluntária, estiveram reunidas na Sala de Costura do Presídio Estadual de Erechim na tarde desta quarta-feira (18), a assessora do Gabinete da Primeira-Dama, Carla Alba; a técnica Superior Penitenciário, Ana Cláudia Medeiros; a assistente social, Tavani Barcarolo; a psicóloga Chaiana Mario e as sete apenadas que participam da ação através do trabalho de corte, costura, bordado e crochê.
Conforme explica Carla Alba, as apenadas desenvolvem atividades de costura para a confecção dos kits enxovais que são entregues às gestantes do município. Hoje, o Programa Acolher atende, em média, 50 gestantes por mês da rede pública e privada e, está em atividade há mais de 15 anos.
‘A nossa demanda tem crescido significativamente e o apoio das apenadas, através da Susepe tem sido fundamental na confecção dos nossos kits. Sem essas meninas, acredito que não daríamos conta de produzir todos os kits que são necessários para atender as futuras mamães. Por isso, essa parceria com a Susepe é de extrema importância, além de ser uma forma de ressocialização e de prestação de serviços voluntários para a comunidade”, explica a assessora do Gabinete.
Para as colaboradoras da Susepe esse programa vem ao encontro dos princípios de ressocialização para as apendas, para que possam ser novamente inseridas na sociedade. “Além de melhorar a qualidade de vida delas, com o desenvolvimento de uma atividade voluntária que beneficia diretamente a comunidade, a cada três dias trabalhados há remissão de um dia na pena. Ainda, essa é uma forma de as mesmas se sentirem parte integrante do processo no desenvolvimento desse trabalho voltado as futuras mamães do município. Além disso, dentre as diversas maneiras de proporcionar o retorno da apenada à sociedade é através do trabalho, onde a mesma aproveita do período de cumprimento da pena para sua qualificação, para que quando estiver em liberdade, o egresso possa encontrar uma forma de buscar seu sustento e de seus familiares através do trabalho lícito”, disseram.
Saiba mais sobre o Programa Acolher
O Programa Acolher é desenvolvido desde 2009 e o trabalho de acompanhamento tem o objetivo de repassar conhecimento e informações quanto ao momento que as gestantes estão vivenciando, abrindo espaço para que as mães possam refletir tanto em relação as mudanças físicas quanto emocionais.
Ainda, as gestantes, tanto da rede pública como da privada, podem se dirigir ao Gabinete da Primeira-Dama – localizado junto à Secretaria de Assistência Social – para receberem um Kit Enxoval com nove itens e um kit cidadão com sete itens, além de uma capa para a carteira do bebê e um certificado de cidadão erechinense.