https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/20012/primeira-ao-do-cras-itinerante-em-2025---atendimento-e-incluso-social-em-movimento
14/01/2025
Primeira Ação do CRAS Itinerante em 2025 - Atendimento e Inclusão Social em Movimento
Na manhã desta terça-feira (14) foi realizada a primeira ação do CRAS Itinerante em 2025, uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Erechim e Secretaria de Assistência Social de Erechim, com o objetivo de levar serviços e apoio social às comunidades em áreas mais distantes e de difícil acesso. A ação aconteceu no Distrito de Capoerê, localizado a cerca de 19 quilômetros do centro da cidade.
O CRAS Itinerante, parte de um projeto que visa ampliar o atendimento social e garantir o acesso a políticas públicas, tem como principal missão levar assistência a famílias em situação de vulnerabilidade social, além de orientar sobre direitos e benefícios, como o Bolsa Família, Cadastro Único e programas de saúde e educação.
Durante a ação, os moradores puderam realizar atendimentos individuais e em grupo com a coordenadora, Tatiane Uecker e a pedagoga, Katherine Nichetti. Além disso, foram oferecidos serviços como atualização cadastral e orientações sobre benefícios.
Reconhecimento da comunidade
Para Marta Regina Kolba, moradora local, a iniciativa é uma grande oportunidade. “Aqui na comunidade, o CRAS Itinerante é muito importante, pois está pertinho de nós e nos atendem muito bem, levando em conta que o deslocamento se torna difícil para nós, esse atendimento é fundamental, ajuda muitas famílias.”, declarou.
O secretário de Assistência Social, Micael Kasmirski, esteve presente e destacou a importância do CRAS Itinerante para garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos direitos fundamentais. "Com o CRAS Itinerante, estamos cumprindo nossa missão de promover a inclusão social e dar voz às comunidades mais afastadas. É um passo importante para melhorar a qualidade de vida de nossos cidadãos", afirma.
Além do atendimento social, a ação também contou com uma palestra orientativa da nutricionista Jaine Mazon, falando como usar de forma consciente e proveitosa o ticket alimentação com foco em uma alimentação saudável.
A Secretaria de Assistência Social reforça que o sucesso dessa ação depende da parceria com a população e convida todos a participarem, aproveitando os benefícios e atendimentos oferecidos. O objetivo é garantir que ninguém seja deixado para trás, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária.
Fotos: Edson S. Souza Júnior - SMAS
06/12/2024
Curso de Capacitação Fortalece Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência
03/12/2024
Roda de Conversa sobre Violência de Gênero em Erechim destaca a importância do trabalho em rede
31/10/2024
Reconhecimento: CRAS Itinerante conquista o segundo lugar no Prêmio Boas Práticas da Famurs
23/10/2024