https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/20893/tecnologia-educacional-com-foco-no-aprendizado--pauta-da-formao-dos-professores-das-escolas-municipais
11/07/2025
Tecnologia educacional com foco no aprendizado é pauta da formação dos professores das Escolas Municipais
A capacitação é para aprimorar o uso de ferramentas digitais da Plataforma Iônica, fortalecendo a educação inovadora e conectada às necessidades atuais.
Entre os dias 30 de junho e 13 de julho, os professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental estão participando de uma Formação Continuada focada em tecnologia educacional. A capacitação destaca o uso de ferramentas digitais disponíveis na Plataforma Educacional Iônica, que facilitam os processos de ensino e aprendizagem no sistema municipal.
Segundo Teresinha Segatti Tres, coordenadora da divisão do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, a formação tem como objetivo fortalecer o uso pedagógico das tecnologias nas escolas e ampliar as possibilidades de ensino. “É um investimento importante na qualificação docente e discente, promovendo práticas inovadoras e alinhadas aos desafios da educação contemporânea”, destaca.
A formação é prática e contempla as especificidades dos professores dos anos iniciais e finais. Ela é conduzida por Marcelo Del Debbio, especialista em tecnologias educacionais, e acompanhada pela consultora pedagógica Zaira Rotili, ambos da editora FTD.
Integração entre educação e tecnologia
Alinhar a educação às novas tecnologias é um desafio necessário diante da geração atual de crianças e adolescentes. Segundo a professora Camila Carla Culau, da EMFE Othelo Rosa, a formação trouxe uma nova perspectiva para integrar o ensino por meio das ferramentas digitais da Plataforma Iônica, já utilizada pelo Sistema Municipal. “Durante a formação, discutimos as diferentes possibilidades de atividades que podem ser criadas no ambiente digital, como trilhas de aprendizagem, jogos, banco de questões e biblioteca digital. Foi uma experiência enriquecedora, que contribui significativamente para a prática pedagógica diária,” afirma Camila.
Estudantes também participam da formação
Além dos professores, a Formação Continuada também envolveu estudantes da EMEF Luiz Badalotti e da EMEF Jaguarete. Durante a semana, eles participaram de momentos de diálogo e orientações sobre o uso seguro e responsável das ferramentas tecnológicas da plataforma.
Os estudantes tiveram a oportunidade de navegar pela Plataforma Iônica, explorando os materiais digitais e as possibilidades de uso para facilitar o aprendizado. Gabriel Leonardo Piccoli Carbonari, estudante do 7º ano da EMEF Jaguaretê, comentou: “É uma plataforma muito boa, onde podemos revisar os conteúdos pela apostila e acessar vídeos pelo QR Code. Também achei útil poder realizar provas pela plataforma, com retorno imediato das notas e dos erros. A Iônica ajuda a escola a organizar os conteúdos e o material complementar, o que auxilia muito nos estudos. Espero que a plataforma continue melhorando para contribuir cada vez mais com nossa aprendizagem.”
Fotos: SMEd PME
15/07/2025
Um grande avanço na Educação Superior: Erechim terá doutorado em Educação na UFFS
10/07/2025
CEJA celebra conclusão do Ensino Fundamental por 42 estudantes
10/07/2025
Rede de Apoio às Escolas busca garantir permanência e qualidade na educação para os estudantes
08/07/2025