Prefeitura Municipal de Erechim - Mês de combate à violência contra a mulher tem programação especial em Erechim

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/20989/ms-de-combate--violncia-contra-a-mulher-tem-programao-especial-em-erechim

30/07/2025

Mês de combate à violência contra a mulher tem programação especial em Erechim

Campanha Agosto Lilás conta com palestras, reuniões, exposições e lançamento de nova ferramenta digital para fortalecer a rede de enfrentamento e incentivar a denúncia.

Mês de combate à violência contra a mulher tem programação especial em Erechim

Durante o mês de agosto, a Prefeitura de Erechim realiza uma série de ações em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. As atividades são promovidas em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e a Coordenadoria da Mulher, contando ainda com apoio da Câmara de Vereadores.

A programação visa fortalecer a rede de proteção, promover capacitação e dar visibilidade às diversas formas de violência de gênero, além de valorizar o protagonismo feminino.

 

Programação 

 

  • 07/08, às 8h30 – Reunião da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que reúne representantes de instituições públicas e entidades da sociedade civil para discutir estratégias integradas de acolhimento, prevenção e combate à violência.

  • 12/08, às 14h – Utilização da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores para ampliar o debate sobre a campanha e apresentar iniciativas do município na defesa dos direitos das mulheres.

  • 26/08, às 8h30 – Palestra alusiva ao Agosto Lilás destinada às servidoras públicas municipais, abordando a importância do combate à violência de gênero e os caminhos para a prevenção e denúncia.

  • Lançamento da aba “Vozes Delas” – Nova seção no site da Prefeitura de Erechim será lançada durante o mês. O espaço digital será dedicado a compartilhar histórias, reflexões e informações sobre os serviços de apoio às mulheres no município.

  • Palestra de capacitação – Em parceria com a Câmara de Vereadores e a Coordenadoria da Mulher, será realizada uma capacitação voltada para agentes públicos e profissionais da rede de atendimento, com o objetivo de qualificar o atendimento e o acolhimento às vítimas de violência.

  • Exposição “Ausências que Gritam: Reflexões sobre o Feminicídio e Violência de Gênero” – Durante todo o mês, espaços públicos do município receberão a exposição que traz uma reflexão profunda sobre as marcas da violência e os impactos do feminicídio na sociedade.