https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/21228/ecossistema-de-inovao-debate-inteligncia-competitiva-meio-ambiente-e-mercado-de-bebidas-em-erechim
05/09/2025
Ecossistema de Inovação debate inteligência competitiva, meio ambiente e mercado de bebidas em Erechim
Meetup do CIT reúne empreendedores, especialistas e gestores para troca de experiências e fortalecimento da inovação local.
O Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), setor ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, promoveu, na noite desta quinta-feira (4), mais uma edição do Meetup do Ecossistema de Inovação de Erechim. O encontro, realizado na Cachaçaria Velho Patrono, teve como foco três eixos de discussão: inteligência competitiva, perspectivas sobre o meio ambiente e estratégias de posicionamento no mercado de bebidas.
Na abertura das atividades, o diretor de Eventos e e-Sports, Diogo Todeschini, fez um agradecimento ao ex-coordenador de Inovação, Fabricio Oliveira e deu as boas-vindas ao servidor que assume o cargo, Jonas Marini. “O CIT é um ambiente que conecta ideias, pessoas e possibilidades. O Meetup, a cada edição, ajuda a fortalecer nosso ecossistema de inovação e compartilhando com vocês, dos avanços que viemos tendo no CIT, que está com sua estrutura física mais adequada no segundo andar do Polo de Cultura da ACCIE e atualmente conta com dez empresas incubadas, que representa uma política pública inteligente, que investe no talento local e prepara os empreendedores para atuarem em mercados exigentes e competitivos”, relatou Jonas.
A diretora do CIT, Josiani May, fez a condução das falas dos speakers, que tem propostas de ser mais descontraídas, em um ambiente de entretenimento. Entre os compartilhamentos de ideias, a noite também contou com música ao vivo com o Teacher Douglas.
Compartilhamento dos speakrs
O evento contou com a participação do empreendedor Tiago Dorneles, que destacou a importância da inteligência competitiva como ferramenta para a tomada de decisões e para a diferenciação no mercado. “O networking pode surgir em qualquer lugar. Em um ambiente de bar, as pessoas ficam mais descontraídas e conseguem se livrar de amarras, conseguindo falar sobre negócios, ideias e podem surgir oportunidades de conexões”, avaliou.
Já o biólogo e secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, trouxe uma reflexão sobre os desafios ambientais atuais e ressaltou a necessidade de alinhar desenvolvimento econômico com sustentabilidade. “Esse ambiente descontraído favorece a interação entre as pessoas, sem esquecer da possibilidade de oferecer informação de qualidade, mostrar trabalho e trocar experiências. Vale a pena conhecer essa proposta”, comentou.
Fechando os painéis, o sócio proprietário da Velho Patrono, Dino Mario Bez, acompanhado do sócio Marcos Foppa, compartilhou a experiência à frente da marca, abordando as estratégias de posicionamento e consolidação no competitivo mercado de bebidas artesanais. “Como pequeno empresário, esse é um evento muito interessante. Traz pessoas novas para trocarmos informações e experiências”, disse.
O encontro foi marcado pela troca de ideias e experiências entre os participantes, fortalecendo a rede de inovação local e reafirmando o papel do CIT como espaço de integração entre empreendedores, startups, pesquisadores, academia, empresas e Poder Público.
Fotos: Roger Gritti – Comunicação PME