Prefeitura Municipal de Erechim - Inteligência Artificial transforma aula sobre profissões em experiência criativa na Escola Othelo Rosa

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/21233/inteligncia-artificial-transforma-aula-sobre-profisses-em-experincia-criativa-na-escola-othelo-rosa

05/09/2025

Inteligência Artificial transforma aula sobre profissões em experiência criativa na Escola Othelo Rosa

Tecnologia foi utilizada como ferramenta para inspirar alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a explorarem suas futuras carreiras.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa, a aula de Geografia, do 1º Ano do Ensino Fundamental, se transformou em uma jornada de autoconhecimento e criatividade. O tema “Profissões” foi explorado de forma inovadora, com o uso da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta pedagógica.

 

A atividade começou com a investigação das profissões presentes no ambiente escolar, como cozinheira, profissional da limpeza, professor e diretor. Os estudantes observaram o papel de cada profissional no funcionamento da escola e refletiram sobre sua importância para o bem-estar coletivo e para o aprendizado.

 

Em seguida, a proposta foi ampliada para as profissões existentes na sociedade, valorizando os conhecimentos prévios trazidos pelos próprios estudantes. Essa etapa buscou estimular a curiosidade, o pensamento crítico e a capacidade de relacionar o conteúdo escolar ao contexto social em que vivem.

 

Para tornar o processo ainda mais envolvente, cada criança foi convidada a pensar na profissão que gostaria de exercer no futuro. A professora lançou as fotos dos estudantes em um aplicativo de Inteligência Artificial, que as transformou em imagens personalizadas simulando cada um atuando em sua profissão escolhida. As imagens foram impressas e apresentadas à turma, tornando a experiência ainda mais concreta e divertida. Além disso, os estudantes também realizaram desenhos representando suas escolhas, integrando tecnologia, expressão artística e imaginação.

 

Segundo a professora Deise Ribicki, responsável pela atividade, o resultado foi surpreendente. "Os resultados dessa experiência foram extremamente positivos. As crianças se encantaram ao ver as imagens geradas pela IA e, ao comparar com os próprios desenhos, surgiram sorrisos, gargalhadas e comentários entusiasmados", comentou.

 

A reação dos estudantes não poderia ser mais espontânea. A estudante Nathalya Santa Catharina comentou, ao ver sua imagem gerada. “Eu gostei, mas acho que não vou ficar muito parecida", disse.

 

Já Emanuelly Victoria de Lima Ortiz Amatuzi foi direta ao expressar seu encantamento. "Eu não gostei, eu AMEI", exclamou.

 

Para a coordenadora pedagógica Rosane Badalotti, a iniciativa mostra o poder da integração entre diferentes linguagens no processo de aprendizagem. "Momentos como esse evidenciam que a união do conhecimento, tecnologia e expressão artística contribuem significativamente para o desenvolvimento integral dos alunos, tornando o aprendizado mais concreto, prazeroso e memorável", comentou.

 

Fotos: SMEd PME