Prefeitura Municipal de Erechim - Escola Caras Pintadas desenvolve projeto sobre protagonismo estudantil e história local

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/21275/escola-caras-pintadas-desenvolve-projeto-sobre-protagonismo-estudantil-e-histria-local

11/09/2025

Escola Caras Pintadas desenvolve projeto sobre protagonismo estudantil e história local

Iniciativa valoriza memória, pertencimento e cidadania ativa entre os estudantes.

As turmas 42 e 91 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas, orientadas pela professora Francieli Smaniotto Busatta, estão desenvolvendo um projeto pedagógico que tem como foco o protagonismo estudantil e a valorização da história local. A iniciativa busca despertar nos estudantes o senso de pertencimento e a consciência histórica, a partir do estudo da própria trajetória e do ambiente em que estão inseridos — incluindo a escola, o bairro e a cidade.

 

 

O trabalho vem sendo realizado por meio de atividades práticas e interativas, como leitura de textos, exibição de vídeos, análise de fotografias antigas, passeios guiados e debates em sala de aula. A proposta é que os estudantes se reconheçam como parte da construção da história desses espaços, compreendendo também como suas ações podem contribuir para o desenvolvimento da comunidade.

 

Entre as atividades já realizadas, destacam-se:

  • Conversas sobre a história da própria escola;
  • Visita ao Arquivo Histórico de Erechim;
  • Visitação à Câmara de Vereadores, com entrevista a parlamentares;
  • Roteiro turístico guiado em parceria com a Secretaria de Turismo;
  • Passeio pelo bairro, observando sua história e transformações.

 

Nesta quarta-feira (10), os estudantes também participaram de uma caminhada pelo centro da cidade para identificar construções antigas, conhecer a história de ruas e praças e registrar imagens que servirão para comparações entre o passado e o presente.

 

 

O projeto prevê ainda a elaboração de um ofício com sugestões e demandas a ser encaminhado ao prefeito, a construção de maquetes representando os espaços estudados e a organização de uma exposição fotográfica aberta à comunidade escolar.

 

Segundo a professora Francieli Smaniotto Busatta, a proposta busca aproximar os estudantes da história de Erechim de uma forma diferente. “Eles aprendem não apenas pelos livros, mas como sujeitos atuantes dessa construção, percebendo que a história da cidade e a deles está em constante transformação”, conclui.

 

 

Para a estudante Katryny Emanuelly Wiqzanovski, a experiência trouxe novas descobertas. “Conhecer a história de nossa cidade foi bem legal, aprender sobre os locais que passamos e não sabíamos o que significava. Ver as fotos do passado, como era o centro da cidade, a praça sem asfalto, a avenida, e que não haviam prédios altos como hoje. Agora fico pensando como vai mudar quando eu crescer mais”, disse a estudante.

 

Fotos: SMEd PME