https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/2187/governo-federal-aponta-caminhos-para-a-agricultura-familiar-regional
11/03/2009
Governo Federal aponta caminhos para a agricultura familiar regional
Governo Federal aponta caminhos para a agricultura familiar regional
Prefeito Paulo Polis abriu as portas de seu gabinete para o coordenador-geral de Planejamento e Implementação de Projeto Agroindústria, José Batista
Incentivar a produção agrícola de Erechim e Região Alto Uruguai. Com esta perspectiva, o prefeito Paulo Polis recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta-feira, dia 11, o coordenador-geral de Planejamento e Implementação de Projeto Agroindústria da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, José Adelmar Batista. Acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Eloir Griseli, do assessor de projetos, Julio Brancher e do diretor de desenvolvimento rural, Arlei Batista, o representante do MDA falou sobre a estrutura da secretaria, a importância do SUASA para o município e os trabalhos possíveis de serem realizados na área do turismo rural. A visita teve a presença também do secretário de Cultura Esporte e Turismo, Edgar Paulo Marmentini, da técnica em turismo, Michele Sansigolo dos Santos e da chefe de gabinete do prefeito, Izelda Todero.
Conforme Batista, a secretaria está trabalhando fortemente em projetos que busquem agregar a comercialização de produtos da agroindústria familiar com o turismo rural. Mas para isso é necessário a adesão dos municípios ao SUASA – Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. A medida, que beneficia diretamente a agricultura familiar e possibilita a harmonização e a padronização dos procedimentos de inspeção nas diferentes esferas governamentais, ainda não abrange a Região Alto Uruguai. A intenção do MDA, é que até o final de 2010, cerca de 500 municípios possam estar adequados ao sistema. Para isso, o Ministério disponibilizará em cada Estado do País, uma equipe técnica para fornecer auxilio aos municípios.
O prefeito Paulo Polis, vê o SUASA como um porta de entrada para projetos em beneficio da agricultura familiar, e a partir do momento que ele for implantado em Erechim, servirá de exemplo para os municípios vizinhos e também para outras regiões. De acordo com Griseli, o município, que conta com 28 agroindústrias, já se cadastrou no sistema e aguarda agora a visita de um técnico para garantir a sua aprovação no Sistema.
José Batista falou ainda sobre o selo de identificação dos produtos da agricultura familiar, que está sendo desenvolvido pelo Ministério e sugeriu que as agroindústrias do município sejam informatizadas para a troca de experiência com as demais.
Fórum dos Secretários de Agricultura da Amau
Nesta quinta-feira, dia 12, o Fórum de Secretários Municipais da Agricultura, com o apoio da AMAU (Associação dos Municípios do Alto Uruguai) e da Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, promove uma reunião às 9 horas com José Adelmar Batista do Ministério do Desenvolvimento Agrário - Coordenação do Programa de Agroindústria e Comercialização. Na pauta do encontro uma apresentação dos programas e recursos disponíveis na área e como acessar os mesmos. Na ocasião também será apresentada proposta, elaborada pelo Grupo de Trabalho definido pelo Fórum dos Secretários da Agricultura do Alto Uruguai para o SUASA – Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. A reunião será realizada na Câmara de Vereadores de Erechim.