Prefeitura Municipal de Erechim - Margarida dá show na abertura dos jogos municipais

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/2202/margarida-d-show-na-abertura-dos-jogos-municipais

16/03/2009

Margarida dá show na abertura dos jogos municipais

Margarida dá show na abertura dos jogos municipais

 

Quem esteve presente no Estádio Colosso da Lagoa neste domingo, no jogo festivo que marcou a abertura dos campeonatos municipais de futebol de campo, organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Erechim, provavelmente jamais esquecerá da data. Nem mesmo o calor e o sol quase insuportável foram suficientes para tirar o brilho de um espetáculo jamais visto antes em Erechim: um jogo de futebol apitado por Margarida, o irreverente árbitro de trejeitos acrobáticos e incomparável bom humor.

A partida, disputada entre duas seleções de jogadores do esporte amador erechinense, uma dos atletas que competem no campeonato de veteranos e outra dos atletas do Vale Dourado, foi truncada e de poucos gols, mas ninguém saiu reclamando. O verdadeiro show quem deu foi o juíz da partida. Levando o público facilmente às gargalhadas e arrancando constantes ondas de aplausos, o árbitro de uniforme rosa fez do jogo um verdadeiro show humorístico.

Com sua corrida de “bailarino”, gestos afeminados e muitas brincadeiras com os jogadores e o próprio público, Margarida coordenou irrepreensívelmente a partida. Aplicações de cartões, faltas e até marcação de penalti, sempre fazendo prevalecer as regras do futebol - afinal, por maior que seja a brincadeira, ser juiz é coisa séria. Depois do jogo, que foi preliminar do empate do Ypiranga com o São Luiz de Ijuí, partida válida pelo campeonato Gaúcho, Margarida deu autógrafos e tirou fotos junto à torcida, deixando aos erechinenses uma lembrança única.

O evento, uma promoção do Governo de Erechim através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo foi festivo, em comemoração ao início dos campeonatos municipais. Segundo o secretário da pasta, Edgar Paulo Marmentini, é objetivo desta gestão promover eventos diferenciados e que despertem o interesse da comunidade, não apenas em relação ao esporte, mas também às demais áreas de sua competência. Neste mesmo final de semana, além de Margarida, outro árbitro de renome internacional, Leandro Vuaden, também esteve em Erechim, onde deu palestra e aplicou curso de aperfeiçoamento para árbitros da região.


Árbitros da região participam de curso com juiz da FIFA

O Governo de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo promoveu, neste final de semana, uma série de atividades voltadas ao aperfeiçoamento dos árbitros para os campeonatos municipais, que iniciam efetivamente no próximo final de semana. Na programação, que começou na sexta-feira e encerrou no final da tarde do sábado, o grande destaque foi a presença do árbitro gaúcho Leandro Vuaden, eleito no ano passado o segundo melhor do Brasil e um dos representantes do país no quadro de árbitros da FIFA.

Na noite de sexta-feira, Vuaden deu uma palestra na Câmara de Vereadores do município, onde foi realizada a abertura oficial das atividades do final de semana, um dos mais movimentados dos últimos anos no que diz respeito ao esporte municipal. O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Edgar Paulo Marmentini, acompanhado da vice-prefeita de Erechim, Ana de Oliveira, que representava o Prefeito Municipal, Paulo Polis, fizeram as honras da casa e salientaram a importância da preservação da integridade humana no esporte, fazendo valer, assim, a figura do árbitro como peça fundamental da atividade esportiva.

Vuaden, em sua palestra, ouvida por aproximadamente 120 pessoas, contou um pouco da breve e vitoriosa trajetória que teve neste últimos anos, traçando um relato desde seus tempos de árbitro de campeonatos amadores da região em que residia até chegar ao quadro da FIFA. Para ele, “ser árbitro de futebol é um dom, mas é, acima de tudo, a arte de pensar. Quando apitamos qualquer coisa durante um jogo, todas as atenções estão voltadas para o árbitro, e é o momento de tomarmos uma rápida decisão. Neste momento, não se pode usar a emoção. Tem que usar a razão”.

O árbitro de 33 anos também participou, junto de outros membros do Sindicato dos Árbitros do Rio Grande do Sul, da aplicação de um curso de “reciclagem” para árbitros e auxiliares de arbitragem do município, como preparação para os campeonatos municipais, que iniciam neste domingo. Cerca de 90 pessoas participaram do curso, que trouxe uma atualização das regras do futebol e trabalhou o psicológico dos árbitros.