https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/2222/hospital-santa-terezinha-lana-a-campanha-energia-positiva
20/03/2009
Hospital Santa Terezinha lança a Campanha Energia Positiva
Hospital Santa Terezinha lança a Campanha Energia Positiva
Objetivo é incentivar o consumo consciente de energia elétrica, água, material de consumo, priorizando o consumo de produtos com certificação verde e ecologicamente corretos
Na manhã desta sexta-feira, dia 20, no Espaço Vida da Unimed, a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim lançou a Campanha Energia Positiva. A idéia é incentivar o consumo consciente de energia elétrica, água, material de consumo, priorizando o consumo de produtos com certificação verde e ecologicamente corretos. O lançamento contou com a participação do Diretor Executivo, Sidnei Luis Rugeri, do Presidente da Fundação, Wilson José Tonin e do Diretor Técnico, Leonel Dario Lanius além de médicos, como do Dr. Antônio Dexheimer, dos funcionários do hospital, do Governo de Erechim, através do secretário de Coordenação e Planejamento, Moacir Tormen; de Cidadania, Maria Dolores Mafacioli Golin, de Segurança Pública e Proteção Social, Décio Vicelli e dos vereadores Sérgio Alves Bento e Vânia Miola.
A funcionária Fabiola Kalb fez a explanação da Campanha, ressaltando benefícios como: redução no impacto com o meio ambiente (redução de lixo, água, luz e demais materiais); redução de custos e colaboração de todos de forma conscientizada sobre a preservação do meio ambiente. “A humanidade consome 25% a mais de recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Todo o consumo causa impacto na economia, nas relações sociais, na natureza e em nós mesmos”. Ela destacou ainda exemplos de desperdícios cometidos: contaminação de material limpo sem necessidade, exemplos (roupas de cama, gazes, etc.), sincronização da troca de leito com o horário da alta, falta de cuidado com a circulação de macas e cadeiras (pinturas e marcos), monitores e luzes ligados sem a presença de alguém na sala, portas e janelas abertas com ar condicionado ligado.
A Campanha quer motivar todos os membros da comunidade do Hospital Santa Terezinha, público interno e externo (funcionários, corpo clínico, pacientes e comunidade local) para que participem do programa de consumo consciente. A meta deste ano é economizar 15% de material de consumo, 8% de telefone, 5% de água e 5% de luz. Para isso os colaboradores do hospital utilizarão produtos com Certificação Verde e ecologicamente corretos, fazendo a substituição de folhas de ofício A4 e envelopes por material reciclado, sacolas plásticas por biodegradáveis, utilização da tecnologia (relatórios e trabalhos visualizados em rede e não mais impressos). Haverá premiação para as metas atingidas através de avaliação trimestral com um brinde ecológico e Pin (Buttons) alusivo a campanha, e ao final do ano com somatório dos pontos trimestrais será realizado um jantar de confraternização.
Para o Diretor Executivo, Sidnei Luis Rugeri, este compromisso social assumido pela Fundação Hospital Santa Terezinha, de se preocupar com as pessoas e com o meio ambiente, serve de exemplo para todos os colaboradores do hospital. O nosso principal objetivo não é monitar se o funcionário está economizando energia. Mas sim, despertar nele e em todas as pessoas que diariamente circulam por esta instituição de saúde, que este também é um local de aprendizado que ajuda a formar o caráter das pessoas”.
O secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Moacir Tormen, em nome do prefeito Paulo Polis, parabenizou o hospital pela iniciativa. Disse que a Prefeitura de Erechim, através do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade também quer implantar as normas de economia, e destacou a necessidade dos funcionários em transmitirem esta idéia. “O importante não é somente absorver conhecimento, mas também transmiti-lo”.