Prefeitura Municipal de Erechim - Orçamento Participativo chega ao Centro

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/2237/oramento-participativo-chega-ao-centro

25/03/2009

Orçamento Participativo chega ao Centro

Orçamento Participativo chega ao Centro

 

          A 12ª assembléia do Orçamento Participativo foi realizada na noite desta terça-feira, 24, no Centro Cultural 25 de Julho, reunindo as comunidades dos bairros São Pedro, Centro, São Caetano, Morro da Cegonha e Espirito Santo. O prefeito Paulo Polis, acompanhado dos secretários municipais, falou aos presentes sobre o modelo de gestão implantado em muitas cidades do Brasil. “Queremos que ao final do nosso governo, o Orçamento Participativo implantado em Erechim sirva de modelo para outras cidades”, destacou.

          O prefeito também compartilhou com o público as conquistas que o município têm garantido, a exemplo do IFET – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, que abrirá as portas em agosto deste ano; a indústrial de biodiesel, a ser instalada por uma empresa da cidade; e a Universidade Federal, com o início das aulas previsto para março de 2010. Destacou ainda sobre os projetos encaminhados ao Governo Federal. Em menos de três meses, a Usina de Projetos – proposta na campanha eleitoral – já enviou a Brasilia 18 deles, que somados ultrapassam R$ 22 milhões.

          O coordenador do OP, Jorge Psidonik apresentou o funcionamento do Orçamento Participativo e a equipe que o compõe. Logo após, os representantes dos bairros destacaram as demandas em cada um deles.

          O Núcleo São Caetano, através do presidente Altair Fuzinatto, destacou como necessidades: iluminação, melhoria, redutores de velocidade e passeio na Rua Bortolo Balvedi; subvenção para ginásio de esportes ou quadra de esportes atrás da igreja; paradas de ônibus escolar; calçamento na Rua Luiz Pigatto; asfaltamento na Rua Dionisio Fabiani; subvenção para cancha de bocha sintética; pavimentação e melhoria das entradas das ruas do bairro; alargamento da Rua Bortolo Balvedi do nº 940 até 1320 e praça com brinquedos para as crianças.

          O morador Nelson Girelli, apontou as demandas do Núcleo Espírito Santo: rede pluvial - redimensionar canalização; resolver problemas de alagamentos; rede fluvial - canalizar sanga ao lado do SESI; escadaria - ligação da Rua Alzira Squenato com a Pedro Duflot; calçamento - término na Rua Pedro Duflot; asfaltamento da ruas: Sarandi, Marcílio Dias, Rocha Pombo, Miguel Munhofer, Almirante Barroso, Padre Feijó, extensão da Salgado Filho, Umberto Vicari e Aquilino Faccenda; Melhoria da iluminação na Praça Vida Nova; escadaria - ligando Rua Aquilino Faccenda com Av. Pedro Pinto de Souza; subvenção para ampliação da capela mortuária; Boca de lobo na Rua Salgado Filho; melhoria no entroncamento da Rua Joaquim de Moura Faitão com a Rua Angelo José Tonin e poda de árvores na rua Passo Fundo.

          Já o Núcleo do Centro, sugeriu a conservação da escadaria da Rua Salgado Filho e limpeza e conservação da mesma; fiscalização para que seja feito o passeio público dos terrenos; conservar e revitalizar as praças; segurança na Praça Daltro Filho e placas de localização de ruas.

          Na noite desta quarta-feira, dia 25, os moradores do José Bonifácio e Loteamento Schimidt se reúnem no Clube João Paulo II para apontarem as suas demandas.